Livro sobre Paulo Freire reúne textos de pesquisadores

A Fundação Ecarta, por meio do projeto Ecarta Anfitriã, apoia o lançamento do livro Diálogos com Paulo Freire para entender e mudar o mundo: 100 anos de um educador (Editora Diálogo Freiriano, 2022). A publicação reúne 22 textos assinados por 27 pesquisadores e intelectuais da educação do Brasil e do exterior que se dedicam a estudar a vida e a obra do Patrono da Educação Brasileira. São artigos acadêmicos, relatos pessoais e cartas pedagógicas que dialogam com o professor, com sua prática e produção intelectual. A carta-prefácio é assinada por Balduino Antonio Andreola, professor emérito da Ufrgs.
A publicação marca o centenário de nascimento, comemorado no dia 19 de setembro de 2021, com diversas programações que vêm se estendendo desde então; e os 25 anos de sua morte, data a ser lembrada no próximo dia 2 de maio.
A obra traz no capítulo de abertura uma entrevista inédita com a professora Ana Maria Araújo Freire, também conhecida como Nita Freire, esposa e sucessora legal do educador. Além da entrevista, ela assina um texto no qual fala sobre a importância do livro Pedagogia do Oprimido, contextualizando o período em que este foi escrito, sua atualidade e a necessidade de se evitarem alterações ou interferências nesta que é considerada uma obra clássica de Freire. A versão impressa pode ser adquirida neste link.

organizadores
Cristiano Goldschmidt, jornalista, e Liana Borges, filósofa

autores
Ana Maria Araújo Freire
Alessandro Augusto de Azevêdo
Camila Moreira e Wellington Pedro da Silva
Carlos Rodrigues Brandão
Claudia Borges Costa e Mad Ana Desirée Ribeiro de Castro
Cristiano Goldschmidt
Edite Maria da Silva de Faria e Kátia Simone Filardi Melo
Fabiola Andrade Pereira e Severino Bezerra da Silva
Fernanda Lopes Kunzler
Gaudêncio Frigotto
João Colares da Mota Neto
Liana Borges
Maria do Rosário
Maria Aparecida Rezende
Maria Salete Van der Poel
Marinaide Freitas e Andresso Torres
Oscar Jara Holliday
Raimunda de Oliveira Silva e Marleide Barbosa de Sousa Rios
Renato Pontes Costa
Wagner Roberto do Amaral

data
25 de abril de 2022, 19h

local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943)

apoio
Sinpro/RS