Lançamento do livro O legado de José Lutzenberger

Na condição de alto executivo de agroquímica multinacional, desolado com as atitudes e decisões de seu alto comando, renunciou às benesses da carreira e retornou ao seu país. Aqui, sentou as bases do primeiro movimento de protesto contra as ações que dilapidam o meio ambiente e os recursos naturais; e chamou a atenção de idealistas e militantes que pensavam de maneira similar. Sua voz forte e prenhe de argumentação sólida, calcada no conhecimento científico que a experiência e a vivencia lhe proporcionou, foi suficiente para mobilizar um contingente de cidadãos dedicados à causa da natureza.

Foi assim que José Lutzenberger lançou a semente de um dos primeiros movimentos ecológicos de protesto do país, como reconheceu Augusto Carneiro, um de seus pares na Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, a Agapan, instituição que coordenou por mais de duas décadas e que fez história na defesa dos nossos recursos naturais. Dessa jornada resultaram escritos que formam um legado extraordinário, e que merece ser reconhecido e rememorado a todo instante.

Este conjunto de excertos aqui reunidos são, antes de mais nada, um reconhecimento e uma contribuição do autor na divulgação do trabalho admirável do maior ambientalista brasileiro, justamente no ano em que recordamos os quinze anos de sua morte, naquele 14 de maio de 2002, quando GAIA exultante recebeu de volta um de seus rebentos mais queridos: José Antonio Lutzenberger, o LUTZ.

autor

Nascido em Porto Alegre no ano de 1956. Formado em engenharia, atuou na área fabril em empresas dos estados de SC e PR, primeiramente como analista de processos e depois como gestor industrial, nas décadas de 1980 e 1990. No final desta década, enveredou pelas ciências humanas, cursando Licenciatura Plena em Estudos Sociais em Brasília. No início dos anos 2000, ainda na capital federal, realizou especialização em Ciências Sociais Aplicadas, estudando a formação do Brasil contemporâneo (1945-1990) e teve os primeiros contatos com a obra de José Lutzenberger. O trabalho de conclusão de curso teve a orientação do prof. Dr. José Luiz de Andrade Franco, da Universidade de Brasília, e versou sobre a obra do ambientalista, com o título de José Antonio Lutzenberger: um estímulo ao movimento ambientalista brasileiro na década de 1970. Em 2004, retornou ao Rio Grande do Sul, onde continuou atuando com treinamento e consultoria técnica, mas se aproximou ainda mais da área docente ministrando conteúdos em cursos técnicos e superiores na região. Em 2006, iniciei os estudos no Mestrado em Educação da Unisinos de São Leopoldo, sob a orientação do Prof. Dr. Attico Inacio Chassot, tendo obtido a titulação em 2008. Desde então, tem se dedicado à atividade docente e na escrita. O legado de José Lutzenberger é a sua quarta produção literária.

data e horário
26 de julho de 2018, 19h

local
Fundação Ecarta (Avenida João pessoa, 943 – Bairro Farroupilha, Porto Alegre/RS)

entrada franca