Lançamento do livro A Desconstrução do Futuro: Juventudes, Reforma do Ensino Médio e Retrocessos das Políticas Educacionais

extraclasse.org.br

“O conjunto de retrocessos na educação básica e superior, desencadeado a partir de 2016, que deverá ter continuidade no governo Bolsonaro, impactam no presente e no futuro dos estudantes brasileiros. Nem os direitos constitucionais (art. 227) para com as crianças, adolescentes e jovens estão preservados, entre os quais: o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”, ressalta o autor.

São textos breves, pontuais em relação aos revezes impostos à educação ao longo desse período, nos quais o autor propõe a reflexão sobre o impacto das reformas e a ausência de um projeto de educação no conjunto das políticas públicas para o setor, bem como alerta sobre a falta de perspectivas que essas políticas e programas estabelecem, de forma irresponsável, aos jovens – desconstruindo o futuro.

Como assinala o professor Gaudêncio Frigotto no prefácio da obra, Grabowski convida a um embate teórico e ético-político ao analisar “as medidas e contrarreformas que interditam a dupla cidadania para a maioria dos jovens da classe trabalhadora e condenam o Brasil ao trabalho simples e a ser uma nação sem autonomia e soberania”.

“Dois aspectos são preocupações constantes nas avaliações do autor em seus textos: a precarização progressiva da formação dos professores e o comprometimento das potencialidades da juventude brasileira em decorrência do descaso das elites com a educação dos jovens”, assinala o diretor do Sinpro/RS, Marcos Fuhr. O livro tem o apoio do Sinpro/RS Publicações.

autor

Graduado em Filosofia Plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1985), com Especialização em Sociologia (Ufrgs, 1997), Mestrado em Educação Profissional (Ufrgs, 2004), Doutorado em Educação (Ufrgs, 2010) e MBA de Gestão Universitária pela UCS/Comung (2017). Atualmente é docente e pesquisador da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo; pesquisador do Programa de Qualidade Ambiental e Mestrado em Letras; e professor do Centro Universitário Metodista de Educação (IPA), em Porto Alegre. Integra a Diretoria da Associação de Escolas Superiores de Formação de Profissionais do Ensino (Aesufope) e o Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (CEEd/RS).

prefácio
Gaudêncio Frigotto, educador

data e horário
21 de março de 2019, 19h

local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre)

entrada franca

apoio

Foto: Reprodução