O impacto de UTIs desumanizadas na vida de pacientes e familiares

Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) comumente são associadas a leitos em que pacientes são encaminhados quando estão sofrendo riscos de morte. O tratamento humanizado nesses tipos de ambientes, independente da faixa etária, da gravidade ou do diagnóstico, é um fator importante que pode ajudar na melhora do quadro de saúde dos internados, segundo especialistas.

Ações de humanização têm muita importância não somente no tratamento de pacientes, como também no acolhimento da família, a qual, na maioria das vezes, também precisa de amparo para promover a melhor estadia.

palestrantes

, psicóloga

Psicóloga referência do CTI adulto no Hospital Moinhos de Vento. Especialista em Psicologia Hospitalar e Mestre em Ensino na Saúde. Professora de Graduação e Pós Graduação na Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento

, enfermeira

Graduada em enfermagem peça Universidade Federal de Santa Catarina com Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em enfermagem de Terapia Intensiva pela Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva, ABENTI. Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina no departamento de enfermagem, com atuação na graduação, mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Enfermagem com ênfase no cuidado ao paciente em situação aguda de saúde e família (UTI e Emergência).

, médica intensivista

Médica intensivista da UTI pediátrica do HPS de Porto Alegre. Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e em Nutrição pelo Centro Universitário Metodista, IPA. Coordenadora da Comissão IntraHosítalar de doação de órgãos e tecidos e daOrganização de Procura de Órgãos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – OPO1.

, cirurgião torácico

Médico cirurgião torácico e integrante da equipe de transplantes da Santa Casa de Porto Alegre, Hospital Pereira Filho.

Possui graduação em pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, mestrado e doutorado em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é médico – Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Professor da Disciplina de Anatomia, Clínica Cirúrgica e Técnica Operatória na Graduação em Medicina na Unisinos.

Médico coordenador Comitê de Humanização da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib)

Especialista em Medicina Intensiva e em Medicina Paliativa, membro do Comitê de Cuidados Paliativos e PICS AMIB/ Coordenador comitê de humanização AMIB / Coordenador da UTI do Hospital Universitário Walter Cantídio, hospitaltal universitário da Universidade Federal do Ceará.

data
24 de maio de 2023, 19 horas

local
Transmissão pelo pelo canal da Fundação Ecarta no youtube