Transplantados e a prática de exercícios físicos

Quais as melhoras promovidas pela atividade física em transplantados é o tema do diálogo do projeto Cultura Doadora reunindo quatro transplantados e especialistas em atividade física. Prevenção de osteoporose, diabetes e hipertensão,  ganho de massa muscular, melhora na qualidade do sono e humor e minimização de efeitos colaterais de imunossupressores são algumas das melhoras que podem resultar das práticas esportivas.

painelistas

Adriana Teles, 44 anos, gestora hospitalar, transplantada renal há três anos, atleta.
, 46 anos, professor, transplantado de fígado há três anos.

Ativista da doação de órgãos, membro idealizador da Rede Brasileira de Educação Doadora e um dos fundadores da Liga de Atletas Transplantados do Brasil. E primeiro Triatleta Transplantado de Fígado do Piauí.

Kassiano Knack, 21 anos, transplantado pulmonar bilateral há 2,5 ano, atleta.
Liège Gautério, 48 anos, educadora física, transplantada pulmonar há 10 anos, bicampeã mundial dos 100 metros rasos.
 médico, fisioterapeuta e educador físico.

Doutor e Mestre em Ciências Pneumológicas pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Fisioterapia Respiratória e Cardiovascular e diretor da Regional da  Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir). Membro do departamento de Fisioterapia Respiratória da Assobrafir e do Crefito5. Professor da Universidade La Salle, pesquisador do Centro de Hipertensão Pulmonar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

 

apresentação
Glaci Salusse Borges, coordenadora do projeto Cultura Doadora

data
18 de agosto de 2022, às 19h

local
Transmissão ao vivo pelo canal da Fundação Ecarta no Youtube.

acesso gratuito

apoio
Sinpro-RS