Suporte muldisciplinar no transplante pediátrico

O transplante não começa nem termina no bloco cirúrgico. A importância da equipe multidisciplinar no transplante pediátrico será detalhada com a participação de várias profissionais que atuam conjuntamente  com suas habilidades particulares para promover a recuperação do paciente.

A multidisciplinaridade permite que diferentes áreas de saber para alcançar resultados positivos de forma mais rápida e com qualidade.

palestrantes

médica e professora

Coordenadora do Programa de Transplante Hepático Infantil do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Chefe da unidade de gastroenterologia e hepatologia pediátrica e professora adjunta do departamento de pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

psicóloga

Psicóloga do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, atuando na área de transplante hepático pediátrico e avaliação de doador de órgãos em vida, especialista em psicoterapia de orientação psicanalítica, especialista em psicologia hospitalar e Mestre e doutora em psicologia do desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

nutricionista

Nutricionista clínica pediátrica do HCPA e da Equipe de Gastroenterologia e Hepatologia Pediátrica do HCPA. Atuação em Seletividade Alimentar e Dificuldades Alimentares.

enfermeira

Enfermeira e Mestre em Ciências em Gastroenterologia e Hepatologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi Enfermeira Assistencial por 25 anos na Unidade de Internação Pediátrica do HCPA.

 

depoimento
, agente de proteção civil da aviação aérea

Mãe da Paola da Luz Câmara, transplantada hepática em novembro de 1998, com um ano e dois meses. Hoje Paola está com 24 anos e sua mãe fala da importância desta equipe, que acompanha sua filha até hoje.

apresentação
Marcos Fuhr, presidente da Fundação Ecarta

data
19 de dezembro de 2022, 19h

local
Transmissão ao vivo pelo canal da Fundação Ecarta no Youtube.

acesso gratuito

apoio
Sinpro-RS