Projeto Cultura Doadora debate saúde ocular

Saúde ocular, doação e transplante de córneas é tema do painel do projeto Cultura Doadora alusivo ao Dia Mundial da Saúde Ocular comemorado em 10 de julho.

Estima-se que a cegueira afete 39 milhões de pessoas em todo o mundo e que 246 milhões sofram de perda moderada ou severa da visão. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS) e constam do documento “As Condições da Saúde Ocular no Brasil 2019”, elaborado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

No Brasil, a estimativa é 1,5 milhão de crianças e adultos com cegueira, equivalentes a 0,75% da população. O total de crianças é bem menor, devido, entre outros fatores, ao teste do olhinho que os pediatras fazem já de forma rotineira. A estimativa é que existam no país hoje 25 mil crianças cegas.
A CBO propõe a inserção da oftalmologia na atenção básica de saúde, interiorizando o atendimento para garantir saúde ocular e reduzir a cegueira.

O estudo de prevalência da cegueira feito pelo CBO considera os aspectos econômicos e de idade  e mostrou que 0,3% de cegueira está na classe rica, 0,6% na classe média, e 0,9% na classe pobre. Isso significa que a classe menos favorecida tem três vezes mais frequência de cegueira que a classe rica.

Diferenciar cegueira de deficiência visual é importante para compreender a dimensão do problema e da solução. Atualmente, a proporção é de uma pessoa cega para 3,4 deficientes visuais que podem ter o problema solucionado com óculos e cirurgias de catarata.

As principais causas de cegueira são as cataratas, glaucoma e a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Os erros refrativos não corrigidos (miopia, astigmatismo, hipermetropia) também aparecem como maiores responsáveis pelo comprometimento da visão.

covid-19
Uma pesquisa brasileira revela que a covid-19 pode causar lesões sérias e irreversíveis nos olhos de pacientes que tiveram a forma mais grave da doença, podendo afetar cerca de 20% desses pacientes.

painelistas 

Luciano Leães, pianista, compositor e produtor musical transplantado de córneas.

Alexandre Marcon, chefe do Serviço de Oftalmologia e Diretor Técnico do Banco de Córneas da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Carla Zanatelli, biomédica do Banco de Córneas da Santa Casa.

mediação

Valéria Ochôa, jornalista e diretora da Fundação Ecarta.

data e horário

13 de julho de 2021, 19h

local
Transmissão ao vivo pelo canal da Fundação Ecarta no Youtube.

acesso gratuito