Painel debate doenças que levam ao transplante de rim

“Dia do Rim – o impacto do Lúpus, Diabetes, Hipertensão e Obesidade na saúde renal e o risco de transplante” é o tema do painel que reabre as atividades de 2022 e o 10º ano de atuação do projeto Cultura Doadora que acentua sua ação falando sobre saúde e doação de órgãos.

Um em cada dez brasileiros sofre de doenças renais. Dialogar sobre as principais doenças que podem causar Doença Renal Crônica (DRC) e levar a possibilidade de transplante é o objetivo desse primeiro encontro online, marcando também o Dia Mundial do Rim, comemorado em 14 de março.

Na maior parte do tempo, a evolução da doença renal crônica é assintomática, fazendo com que o diagnóstico seja tardio e seja recomendado o tratamento da hemodiálise.

A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) estima que em 2040 a doença renal crônica seja a quinta maior causa de morte no mundo.

Entre os principais fatores para desencadear as DRCs estão histórico familiar da doença, além de diabete, hipertensão, obesidade, doenças do sistema circulatório, lúpus e uso de agentes refrotóxicos.

O rim é o órgão mais transplantado. No Rio Grande do Sul foram realizados 251 transplantes deste órgão em 2021; 351 em 2020 e 477 em 2019, ano em que o país teve os maiores índices de doação e transplantes.

painelistas

Médica Nefrologista da equipe de transplante do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Paciente renal crônica em lista para transplante há dois anos

apresentação

Presidente da Fundação Ecarta

data e horário
16 de março de 2022, 19 horas

local
Ao vivo pelo canal da Fundação Ecarta no Youtube.

acesso gratuito

apoio
Sinpro/RS