PAINEL

Os transplantes e o SUS

O Brasil conta com o maior sistema público de transplantes do mundo: 96% das cirurgias do país são realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que garante também assistência integral ao paciente transplantado. Segundo país do mundo que mais transplanta, depois dos Estados Unidos, o Brasil realizou neste ano (até setembro de 2020), 5.357 transplantes de órgãos sólidos. O número cresce para 12.310, quando incluídos os de córneas e medula. Mesmo assim, hoje a lista de espera, represada também pela pandemia, registra 42.023 pacientes ativos e 1.120 pacientes pediátricos. O painel se propõe a discutir a importância do SUS no acesso da população aos transplantes, área médico-hospitalar de alta complexidade, e os grandes desafios do sistema: uma política consistente para a captação de órgãos e o congelamento do orçamento da União para a Saúde.

painelistas

Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre e doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Políticas de Saúde e Planejamento, principalmente nos seguintes temas: sistemas de proteção social e saúde, relações entre o público privado no sistema de saúde brasileiro, mercado de planos e seguros de saúde, financiamento público e privado, regulamentação dos planos de saúde.

Graduada em Medicina pela Universidade do Rio de Janeiro e pós-graduada pelo Hospital Israelita Albert Einstein em doação e transplante. Atua em nefrologia intensiva desde 2002 com atuação no Rio de Janeiro no Hospital Municipal Souza Aguiar e Hospitais da Rede D´Or. Em Brasília, atuou nos Hospitais de Base, Home, Brasília e Santa Lucia.

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará, mestre e doutorado em Farmacologia também pela Universidade Federal do Ceará. É Cirurgião transplantador hepático, é médico do Instituto Dr. José Frota e do Hospital São Carlos e professor titular da Universidade Federal do Ceará.

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em Nefrologia pela Associação Médica Brasileira/Sociedade Brasileira de Nefrologia, mestre em Nefrologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em organização e gestão de Transplantes pela Universitat de Barcelona (1995) e doutor em Nefrologia pela Universidade de São Paulo. É médico da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, coordenador de departamento da Sociedade Brasileira de Nefrologia e presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos.

data e horário
15 de dezembro de 2020, terça-feira, às 19h

local
Canal da Fundação Ecarta no youtube