AULA MAGNA NA UNISINOS

O processo de doação e transplante de órgãos e tecidos: o exemplo de Santa Catarina

Das 728 notificações, 329 foram doadores efetivos, que representa 35 a mais do que em 2021. Além disso, um total de 1.521 pacientes foram transplantados, superando a melhor marca até então de 1.507, antes da pandemia em 2019. Santa Catarina apresentou o melhor resultado de doadores efetivos com 44,8 por milhão de população (pmp), indicador universalmente utilizado para avaliar e comparar resultados entre os estados. Na sequência  está o Paraná (40,6 pmp), Ceará (26,7 pmp), São Paulo (20,9 pmp) e Rio de Janeiro (20,0 pmp).

A taxa de doadores efetivos nacional foi de 16,5 pmp. A taxa de notificações de potenciais doadores também apresenta uma curva ascendente no estado, o que representa um aumento significativo desse índice. Santa Catarina e outros quatro estados (DF, PR, RO e SE) atingiram a marca de notificações de 90 pmp, enquanto a taxa nacional foi de 61,9 pmp.

A escuta das famílias

Os resultados alcançados no território catarinense são fruto de um constante e intenso trabalho desempenhado pela SC Transplantes. Ao longo das últimas duas décadas, a entidade coordenou o treinamento das equipes profissionais visando aprimorar habilidades na busca da conscientização das famílias para autorização da doação.

Em meio a uma notícia triste e muita emoção, a família é acolhida pelo profissional de saúde e orientada sobre a possibilidade e importância da doação de órgãos do paciente confirmado com morte encefálica.

Para isso, as equipes das Comissões de Transplantes são constantemente capacitadas para agir nesses momentos difíceis e delicados.

De acordo com Andrade, a atuação das equipes profissionais pelo estado foram fundamentais para os ótimos resultados alcançados até hoje. “Os números mostram a maturidade de um sistema que se desenvolveu há quase duas décadas e que tem tido a iniciativa de melhorar a cada ano com um resultado que mostra, por um lado, a eficiência do sistema, por outro, a solidariedade do povo catarinense. Dessa forma as pessoas que precisam de transplantes têm tido suas demandas atendidas”, explica.

A lista de espera por um transplante de órgão no país passa de 50 mil, sendo 2500 do Rio Grande do Sul e 1.062 pacientes em SC.

No mesmo dia da aula, às 14h,  a Fundação Ecarta realiza uma reunião em sua sede (Avenida João Pessoa, 943, Porto Alegre) com o médico Joel Andrade para um diálogo com parceiros e convidados do projeto Cultura Doadora implementado há 10 anos.

palestrante

Médico intensivista atuando há 20 anos no sistema de transplantes, Joel de Andrade vem ao estado à convite da Fundação Ecarta. É coordenador Estadual de Transplantes na Secretaria de Estado da Saúde desde 2005.  É  membro  da  Câmara  Técnica  de Morte   Encefálica   do   Conselho   Federal   de   Medicina   desde 2011.

É graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989), mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutor em Administração do  Instituto  COPPEAD  da  Universidade  Federal  do  Rio  de  Janeiro em  março  de  2021.  Atualmente  é  médico  do  corpo  clínico  do Hospital  Universitário  Professor  Ernani  Polydoro  de  São  Thiago  (UFSC), onde  atua  na  Unidade  de  Terapia  Intensiva,  desde  1994.

Em 2008 realizou um “Máster Internacional en Donación  y  Trasplante  de  Órganos,  Tejidos  e  Células  na  ONT  da Espanha.  Tem  experiência  na  área  de  Medicina,  com  ênfase  em Medicina  de  Urgência,  Medicina  Intensiva  e  Coordenação  de Transplantes. atuando principalmente nos temas morte encefálica,  comunicação  de  notícias  em  situações  críticas  e coordenação  de  transplantes.

data e horário
11 de abril 2023, 19h

local
Auditório da Biblioteca do campus central da Unisinos
(Av. Unisinos, 950 – Cristo Rei, São Leopoldo).

promoção
projeto Cultura Doadora e Unisinos