Manual de Enfermagem em Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

O Manual de Enfermagem em Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos foi desenvolvido para levar informação aos profissionais da área já que cerca de 70% do pessoal que atua no processo da doação ao transplante é profissional da enfermagem.

A obra é pioneira e vem sendo organizada há muito anos, passando por diversas reestruturações até ser concluída neste ano, viabilizada pelos organizadores Simone Lysakowski, Kelen Mayer Machado e Dagoberto França da Rocha.

O livro está disponível online e impresso para compra via site da editora (https://bit.ly/Manualtransplantes). Os organizadores buscam patrocinadores para ampliar o acesso ao maior número de interessados.

O manual atende todas as etapas, desde nomenclaturas, potenciais doadores, diagnóstico de morte encefálica,  acolhimento e entrevista com famílias doadoras, como se dá a captação e transplante de cada órgão, logística, preparo do bloco cirúrgico, educação de profissionais de saúde, administração, o que são as Organizações de Procura de Órgãos (OPOs) e a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott).

O Brasil é o país com o maior sistema público de transplantes do mundo, mas precisa ampliar a capacitação para ampliar as doações e qualificar o sistema para atender os mais de 50 mil pacientes em lista por um órgão, dos quais 2500 no Rio Grande do Sul.

painelistas

Atua como enfermeira da Organização de Procura de Órgãos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – OPO1. Doutorado em Pediatria pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre-UFCSPA (em andamento), Mestre em Ensino na Saúde pela UFCSPA (2016), Especialização em Docência no Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS (2018), Especialização em Doação e Transplantes pelo Centro Universitário São Camilo (2013), Especialização em Oncologia pelo Centro Universitário São Camilo (2011).

Trabalhou na enfermagem na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA) / Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) em Unidade de Internação e no Centro Cirúrgico e  na Organização de Procura de Órgãos (OPO 2) no Hospital São Lucas da PUCRS. Foi professora no curso de graduação em enfermagem do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter/Laureate) e na Instituição de Ensino Superior Anhanguera.

Atua na Área de Doação e Transplantes há 15 anos. Enfermeira da Organização de Procura de Órgãos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – OPO1. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Especialista em Coordenação Hospitalar de Transplantes pela Organização Nacional de Transplantes da Espanha – ONT, Master Alianza. Especialista em Doação e Transplantes pela São Camilo.

apresentação
Professor Marcos Fuhr, presidente da Fundação Ecarta

data
27 de fevereiro de 2023, 19h

transmissão
canal da Fundação Ecarta no youtube
https://www.youtube.com/watch?v=TIPj__q-bBA

apoio 

Sinpro/RS
Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS)