Hospitais de Vacaria e Caxias do Sul recebem livro-reportagem sobre doação e transplante de órgãos

 

Nesta quinta-feira, 11, a direção da Fundação Ecarta e do projeto Cultura Doadora visitou hospitais em Vacaria e Caxias do Sul para tratar de ações educativas para a doação de órgãos. Nas atividades, foi entregue o livro-reportagem “Corrida contra o tempo – O que compromete a doação de órgãos e a eficiência do sistema de transplantes no Brasil”, lançado no final de 2023.

A comitiva reuniu com a direção do Hospital Nossa Senhora da Oliveira (HNSO) pela manhã, em Vacaria, e à tarde o Pompéia Ecossistema de Saúde, em Caxias do Sul.

Apenas Morte Encefálica permite doação de múltiplos órgãos

Um dos conteúdos da publicação conta a recente instalação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cidhott) no hospital de Vacaria, condição para a instituição credenciar no Sistema Único de Saúde para captar órgãos nos casos de morte encefálica (ME). Apenas os óbitos por Morte Encefálica permitem a captação de múltiplos órgãos após a autorização da família. A ME representa menos de 2% do total de óbitos e metade das famílias não autorizam a doação.

Em Vacaria, a diretora-presidente do HNSO, Adelide Canci, recebeu o presidente da Fundação, Marcos Fuhr, a vice-presidente, Ivânia de Brito Costanzi, e a coordenadora do projeto Cultura Doadora, Glaci Borges.

Em Caxias do Sul a comitiva foi recepcionada por pelo Diretor Assistencial do Pompéia, Nei Rosa e o Técnico de Enfermagem em Banco de Olhos,  Renan Zuccolotto da Silva.O livro traz um capítulo especial sobre os bancos de córneas do estado. O transplante de córneas é o mais praticado entre todos e atualmente cerca de 25 mil aguardam por uma cirurgia. A espera por córneas dobrou na pandemia.

 “Estas visitas e a entrega da publicação são um reconhecimento aos esforços dos gestores em preparar profissionais e acentuar a captação órgãos e dialogar com familiares sobre a doação de órgãos para salvar muitas outras vidas”, registra Marcos Fuhr.

Ampliar doações e transplantes

A lista de espera por um órgão no país passa de 60 mil pessoas, sendo cerca de 2500 no estado.  O RS já liderou o ranking dos estados em doação, mas vem perdendo posições desde 2005.

Estas e outras informações são detalhadas no livro lançado no final de 2023, editado pela Fundação Ecarta que mantém o projeto Cultura Doadora há 11 anos para contribuir com a causa e articular melhorias no sistema público de transplantes, o maior do mundo.

“Nossa ação visa resultar em mais transplantes, formar profissionais de saúde nesta perspectiva, implantar Cihdotts nos hospitais e fazer com que o Estado assegure financiamento, logística e infraestrutura para que esse processo culmine em vidas salvas”, pontua Fuhr.

O livro foi produzido por uma equipe de jornalistas liderados por Valéria Ochôa com reportagem de Stela Pastore, Gilson Camargo e Igor Sperotto.

A publicação pode ser adquirida na loja da editora www.cartaeditora.com.br