Empresa Bepo trata de doação de órgãos na Sipat

A filial da empresa Bepo Componentes Automotivos instalada no município de Montenegro tratará de Doação de Órgãos e Tecidos na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat).

Duas turmas de funcionários assistirão a palestra organizada pelo projeto Cultura Doadora com integrantes da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) do Hospital Montenegro 100% SUS.

O Vale do Caí se tornou referência na doação de órgãos. Em menos de dois anos, a região que contava com 100% de negativa familiar para a doação de órgãos passou a registrar 62% de afirmativa. De janeiro de 2018 a setembro de 2019 foram feitos 17 transplantes.

Com uma intensa programação de atividades, como palestras, oficinas e show, o Cultura Doadora iniciou em janeiro de 2018 uma forte mobilização, envolvendo estudantes, professores, agentes da saúde, agricultores da região. A doação de órgãos, até então praticamente desconhecida para muitos, passou a ser assunto de centenas de famílias.

O trabalho do projeto Cultura Doadora é realizado com o apoio voluntário de médicos, enfermeiros, assistentes sociais e demais profissionais da saúde atuantes na área de transplantes, além de pessoas que estão na lista de espera, pessoas transplantadas e famílias doadoras. O projeto percorreu e continua percorrendo de comunidades rurais a ambientes corporativos, com ênfase na rede escolar e nos centros de saúde dos municípios que compõem o Vale do Caí.

painelistas
Carla Giuliani, psicóloga
Paola Eccel, enfermeira
Mayara Bitencourt, enfermeira
Túlio Farret, médico

data
9 de novembro de 2021, das 11h e às 14h

apoio
Sinpro-RS e Coren-RS