CURSO DE EXTENSÃO

Educação permanente em doação de órgãos para profissionais da saúde

Esta extensão inédita destina-se a estudantes de cursos de técnicos de enfermagem, de faculdades de enfermagem e demais áreas da saúde do Rio Grande do Sul de forma a contribuir para a qualificação das práticas das equipes de enfermagem dentro do universo da doação de órgãos e tecidos em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e Emergências.

Serão trabalhados conhecimentos básicos no manejo e cuidados com potenciais doadores e seus familiares. Além de informar e esclarecer dúvidas, se propõe a refinar o olhar dos futuros profissionais para o processo da doação. Dessa forma, espera-se também, construir conhecimentos no ambiente de trabalho, possibilitando a execução de ações atentas e assertivas.

Serão aulas transmitidas em tempo real, inseridas nos cursos de formação técnica, com uso de recurso audiovisual para apresentação dos conteúdos.

conteúdos
O processo de doação de órgãos e tecidos
Morte Encefálica
Manutenção do Potencial Doador
Entrevista Familiar e Acolhimento
Mesa de Depoimentos com convidados: pré-transplantados, pós-transplantados e famílias doadoras.

professores
Os(as)  médicos(as):

Possui graduação em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul (1995). Foi coordenador da Central de Transplantes do RS de 2015 a 2017. Hoje atua como médico intensivista do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Atualmente é Coordenador da Comissão Intra–hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HPS de Porto Alegre e Coordenador do Comitê de Doação e Transplantes da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib).

Medico especialista em Terapia Intensiva MS España. Foi Coordenador da Comissão Intra–hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Grupo Hospitalar Conceição de 2017 a 2019.

Hoje atua como médico intensivista no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, no Grupo Hospitalar Conceição e como responsável técnico do Hospital Lauto Reus de Campo Bom. Também atua como professor de Medicina Intensiva na Feevale.

Médica nefrologista, doutora em Patologia, especialista em Histocompatibilidade e Diagnóstico Genético e Molecular. Em 2018, então atuando no Hospital Montenegro 100% SUS, articulou a estruturação da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) do HM e atualmente é membro da equipe de transplante renal do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Possui graduação em Medicina pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre – atual UFCSPA(1997), Nutrição pelo Centro Universitário Metodista IPA (2009), residência médica em Pediatria Geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (1998-99), residência em Intensivismo Pediátrico no Hospital da Criança Santo Antônio (2000) e mestrado em Medicina/ Pediatria e Saúde da Criança pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é médica intensivista pediátrica do HPS de Porto Alegre. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Intensivismo Pediátrico e atua na área de Nutrição Clínica.

e os(as) enfermeiros(as):

Enfermeiro especialista em captação, doação e transplante de órgãos e tecidos pelo Instituto Israelita Albert Einstein, MBA em Gestão de Negócios em Saúde pela
Unisinos. Doutorado em Ciências da Saúde (em andamento) na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
Atualmente, atua como Enfermeiro da Organização de Procura de Órgãos do Hospital São Lucas da PUCRS e Coordenador Hospitalar de Transplantes no mesmo hospital.
Experiência em Terapia Intensiva e no Gerenciamento do Processo de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, com ênfase, principalmente, nos seguintes temas: morte encefálica, acolhimento, comunicação em situações críticas e entrevista familiar. Instrutor (Grupo Brasil) habilitado pela Enfermeira Carmen Segóvia a ministrar o Curso de Comunicaión en Situaciones Críticas da Organização Nacional de Transplantes (ONT) da Espanha. Instrutor dos Cursos de Comunicação em Situações Críticas promovidos pela Central de Transplantes do Rio Grande do Sul.

Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Mestre em Medicina e Ciências da Saúde com Ênfase em Nefrologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2018). Especialista em Doação e Transplante pela Faculdade São Camilo (2014). Pós Graduada em Nefrologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente exerce suas atividades no Hospital São Lucas da PUCRS, na Organização de Procura de Órgãos e no setor de Nefrologia.

Enfermeira, com doutorado em Pediatria pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA (em andamento), mestrado em Ensino na Saúde pela UFCSPA (2016), especialização em Docência no ensino superior pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (2018), Especialização em Doação e Transplantes pelo Centro Universitário São Camilo (2013), Especialização em Oncologia pelo Centro Universitário São Camilo (2011). Atuou como enfermeira na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA) / Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) em Unidade de Internação e no Centro Cirúrgico. Atuou como enfermeira da Organização de Procura de Órgãos (OPO 2) no Hospital São Lucas da PUCRS. Atuou como professora no curso de graduação em enfermagem do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter/Laureate). Atua como enfermeira da Organização de Procura de Órgãos (OPO 1) da ISCMPA / Hospital Dom Vicente Scherer (HDVS) e como docente na Instituição de Ensino Superior Anhanguera.

público alvo
Estudantes de cursos de técnicos de enfermagem, de enfermagem e demais áreas da saúde

carga horária
7horas/aula
Obs. Os certificados serão emitidos aos participantes das 7horas/aula, podendo ser utilizados como horas complementares para os respectivos cursos.

Investimento
O curso é gratuito. Pode ser solicitado pelas instituições de ensino pelo e-mail culturadoadora@fundacaoecarta.org.br  e 51.98189.4191

apoio
Sinpro/RS