DIA MUNDIAL DO RIM

Da doença ao Transplante

São mais de 850 milhões de pessoas com doença renal no mundo, decorrente de várias causas. A Doença Renal Crônica (DRC) provoca pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade.

No Brasil, a estimativa é de que mais de dez milhões de pessoas tenham a doença, muitos deles, na lista de espera por um transplante. Em setembro do ano passado, eram 25.724 brasileiros adultos e 368 pediátricos na lista. Somente no Rio Grande do Sul, 975 adultos e crianças aguardam pelo órgão.

Quais as doenças renais mais frequentes? Como evitar? Como se chega à lista de espera por transplante? Como se dá o transplante renal no Brasil? O que deve melhorar?

painelistas

Clotilde Druck Garcia, médica | Professora de Nefrologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, médica da Nefrologia Pediátrica da Santa Casa de Porto Alegre e coordenadora do departamento de transplante pediátrico da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (Abto).

Fabiana Bender, estudante | Transplantada renal há oito anos é acadêmica de Medicina e integra a Associação Brasileira de Transplantados (Abtx).

Maria Lucia Kruel Elbern, psicóloga e psicanalista | Mãe de transplantado renal. É presidente da VIA Pró-Doações e Transplantes/VIAVIDA

mediação
Marcos Julio Fuhr, professor | Presidente da Fundação Ecarta e coordenador do projeto Cultura Doadora.


data e horário

11 de março de 2021, 19h

local
Transmissão ao vivo pelo canal da Fundação Ecarta no Youtube e redes sociais

acesso gratuito