Dia Mundial do Rim

Em 14 de março é comemorado o Dia Mundial do Rim. A data foi criada há 19 anos pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e a Federação Internacional de Fundações do Rim (IFKF) para aumentar a consciencialização sobre a importância da saúde renal, reduzir a frequência e o impacto da doença renal em todo o mundo.

A Doença Renal Crônica (DRC) é a diminuição lenta e progressiva da capacidade dos rins de filtrar os resíduos metabólicos do sangue. Em estágio final é conhecida como insuficiência renal crônica, exigindo tratamentos como diálise ou transplante. As causas principais são diabetes e pressão arterial alta. As principais doenças renais crônicas são cálculo renal (pedras nos rins), pielonefrite crônica, câncer de rim, diabetes e hipertensão.

Estima-se que mais de 10 milhões de brasileiros sejam afetados por essa condição, sendo que 140 mil enfrentam casos mais graves e necessitam de tratamento por meio de diálise.

Segundo o  Sistema Nacional de Transplantes (SNT), o Brasil tem 38.908 pessoas na lista de espera por um transplante de rim.

data
14 de março de 2024, 19 horas

palestrantes
Adriana Teles, transplantada de rim

Atual presidente da Sociedade Gaúcha de Nefrologia, e diretor do Departamento de Diálise da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1993), formação a nível de residência médica em Nefrologia pela Santa Casa de Porto Alegre (1994-1996), e mestrado em Medicina e Ciências da Saúde, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Residiu e atuou como médico nefrologista em Caxias do Sul (RS), onde foi diretor técnico da NefroClínica. É médico contratado do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e atua no Instituto de Doenças Renais (IDR) em Porto Alegre, e na UNIMED Porto Alegre como gestor médico do serviço próprio Cuidar Mais. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Nefrologia, dedicando-se em especial a doenças renais crônicas, glomerulopatias, litíase urinária, hemodiálise e diálise peritoneal, além de gestão clínica de unidades de diálise.

local
Transmissão pelo pelo canal da Fundação Ecarta no youtube e no Facebook  do projeto Cultura Doadora