Bancos de pele atendem apenas 10% das necessidades do país 

O Brasil possui apenas quatro bancos de pele que suprem somente 10% das necessidades desse importante curativo biológico. O transplante de pele pode ajudar vítimas de queimaduras e lesões graves, evitando o agravamento do quadro, além de proporcionar uma melhora estética. O enxerto possibilita que o paciente com queimadura sobreviva às primeiras semanas de tratamento, quando está sem cobertura epidérmica. A pele transplantada funciona como um curativo biológico diminuindo a dor, a perda de líquidos pela ferida e a chance de infecção.

Além dos bancos de pele insuficientes e as escassas doações de pele, a pandemia reduziu ainda mais a doação de órgãos e tecidos para transplante.

Neste Setembro Verde, criado para incentivar a doação de órgãos, a equipe do projeto Cultura Doadora visitou o Banco de Pele da Santa Casa, e vem intensificando os diálogos para estimular a doação e reduzir a negativa familiar quando confirmada a morte encefálica.

A visita, a situação dos  bancos de pele no Brasil, o movimento nacional que busca finalizar a legislação que permite o uso da membrana amniótica que supriria totalmente a demanda por curativos para queimados e politraumatizados foram abordados em reportagem do jornal Extra Classe, disponível no link abaixo.

https://www.extraclasse.org.br/saude/2021/09/bancos-de-pele-atendem-apenas-10-das-necessidades-do-pais/