Coren-RS é o novo parceiro do projeto Cultura Doadora

Coren-RS fecha parceira com o Cultura Doadora

Foto: Stela Pastore

O Conselho de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) firmou parceria com a Fundação Ecarta para fortalecer o projeto Cultura Doadora. A reunião que selou a intenção de trabalhar conjuntamente a educação para a doação de órgãos e tecidos ocorreu nesta quarta-feira, 2, entre a presidente do Coren-RS Rosângela Gomes Schneider e o presidente da Fundação Marcos Fuhr.  Cerca de 70% dos profissionais que atuam no sistema da doação ao transplante são da área da enfermagem.

FORMAÇÃO – “Estamos muito animados em aprofundar este importante trabalho junto ao projeto Cultura Doadora que é o de salvar vidas. Há muito o que ser feito na conscientização e educação sobre esse tema tão importante”, registrou a dirigente do Conselho. “Buscamos um mundo melhor, estamos semeando para fazer nossa parte com mais generosidade, saúde e harmonia”, completou Rosângela.

“Precisamos trabalhar em várias frentes para colocar o Rio Grande do Sul novamente na liderança da doação de órgãos e de transplantes. Uma destas frentes é a formação de profissionais”, destacou Marcos Fuhr, idealizador e coordenador do Cultura Doadora, projeto lançado em 2012. “São raras as instituições de ensino da área da saúde que têm este tema nos currículos, uma formação que faria muita diferença no sistema de transplantes”.

“Todo mundo está passando por momentos muito difíceis e vem uma proposta que é boa para todos. É alimento para alma”, afirmou a enfermeira Rosele Mussoi, integrante do Conselho Fiscal da entidade, conhecedora e atuante no fomento aos transplantes. Ela destacou a importância de formar a sociedade e comemorou o compromisso colaborativo entre as duas entidades. “É uma sementinha. Acho que podemos fazer um bonito trabalho”, registrou.

No encontro também foi destacado o trabalho da enfermagem nas Organizações de Procura de Órgãos (OPOs) e na Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott).

PROGRAMAÇÃO – Ainda neste mês, as entidades lançarão uma programação de atividades para o ano. Uma delas já foi acertada: uma live no dia 28 de setembro, na semana em que se comemora o Dia Internacional da Doação de Órgãos.

Participaram da atividade a diretora da Fundação Ecarta ,Valéria Ochôa, e a produtora do projeto Cultura Doadora, Glaci Salusse Borges.