Conhecendo sobre doação de órgãos e transplantes

Professores e funcionários do Colégio Marista Rosário, de Porto Alegre, recebem o projeto Cultura Doadora para saber mais sobre a doação de órgãos e os transplantes. A atividade integra a programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat).

Apesar do grande volume de cirurgias realizadas, a quantidade de pessoas à espera de um novo órgão ainda é grande em todo o país. Ao todo, 41.236 pacientes estão cadastrados na lista SUS. O rim é o órgão mais demandado: 25.077 esperam por um transplante renal. Em seguida, vêm as córneas (12.686) e o fígado (2.193)

data
25 de junho de 2019

agenda
9h – A enfermeira Kelen Machado, da Organização de Procura de Órgãos (OPO1), da Santa Casa de Porto Alegre, e a jornalista Glaci Borges, coordenadora do Cultura Doadora, da Fundação Ecarta, apresentarão as principais informações sobre a doação de órgãos e tecidos e os transplantes.
– Depoimento de Luciana Feijó – de uma família que autorizou a doação de órgãos de um de seus entes.
– Depoimento de Rochelle Benites, pré-transplantada de pulmão.

14h – O enfermeiro Dagoberto Rocha, Organização de Procura de Órgãos (OPO2), do Hospital São Lucas da PUCRS, e a jornalista Glaci Borges, coordenadora do Cultura Doadora, da Fundação Ecarta apresentarão as principais informações sobre a doação de órgãos e tecidos e os transplantes.
– Depoimento de Anália Goreti da Silva, transplantada de pulmão.
– Depoimento de Liliane Rosso, pré-transplantada de pulmão.

18h – A enfermeira Simone Lysakowski, da Organização de Procura de Órgãos (OPO1), da Santa Casa de Porto Alegre, e a jornalista Glaci Borges, coordenadora do Cultura Doadora, da Fundação Ecarta, apresentarão as principais informações sobre a doação de órgãos e tecidos e os transplantes.
– Depoimento de Vanessa Simas, pré-transplantada de pulmão.