Banco de ossos e músculos é tema de painel

O projeto Cultura Doadora realiza o painel Doação, transplantes e o banco de ossos e músculos do RS.  Os bancos de tecidos são especializados no processamento e na conservação de enxertos como pele, osso, cartilagem, tendão, córneas,  entre outros, fornecendo tecidos de alta qualidade técnica e seguros para transplante.

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Passo Fundo, mantém o único Banco de Tecidos Musculoesquelético (BTME) em atividade no estado. Pioneiro no país, foi o primeiro hospital a organizar um Banco de Tecidos, em 1981 e a criar referências nacionais para o avanço na legislação e adequações sanitárias.

Desde sua regulamentação em 2005 até o momento foram disponibilizados tecidos para mais seis mil procedimentos cirúrgicos na área de Ortopedia e Odontologia (implantodontia, periodontia e bucomaxilofacial).

O BTME possui abrangência nacional, mas atende à demanda da área de Ortopedia no Rio Grande do Sul e na área da Odontologia, do RS Santa Catarina e Paraná.

A distribuição dos tecidos é feita através de uma solicitação ao Banco de Tecidos, por meio de um formulário específico, tipo e quantidade de material necessário para a realização do procedimento cirúrgico. Havendo disponibilidade do material, ocorre todo o processo logístico adequado para o transporte.

painelistas

Médico Ortopedista do Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Passo Fundo. Preceptor da Residência Médica e Treinamento Pós-Residência do Hospital São Vicente de Paulo, Passo Fundo, Mestre em Cirurgia pela Ufrgs; Diretor da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho e  Diretor Técnico do Banco de Tecidos Musculoesqueléticos do Hospital São Vicente de Paulo.

Enfermeiro do Banco de Tecidos Musculoesqueléticos do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo e Membro da Cihdott do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo.

data
17 de novembro de 2021, 19 horas

local
Ao vivo pelo canal da Fundação Ecarta no Youtube

apoio
Sinpro/RS