1º Encontro dos Entrevistadores no Processo de Doação e Transplantes do Rio Grande do Sul

A negativa de familiares para doação de órgãos de pacientes com morte encefálica chega a 42% no Rio Grande do Sul, média nacional.

Em Santa Catarina e Paraná esse índice é aproximadamente de 20%. Este percentual se deve à capacitação das equipes responsáveis pelas entrevistas com as famílias após a confirmação da morte encefálica, condição que permite a múltipla doação de órgãos.

Comunicação de más notícias, importância do acolhimento familiar e como reverter a não autorização familiar são os temas a serem abordados nesta formação.

O encontro é voltado a profissionais da saúde que atuam nas Organizações de Procura de Órgãos (OPOs) e nas Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdotts) do Rio Grande do Sul.

palestrantes

Ex-coordenadora da Organização Nacional de Transplantes da Espanha (ONT). Reconhecida pelo trabalho que asseguram à Espanha a posição de líder mundial em doadores de órgãos.

Doutora em Ciências da Saúde, graduada em Enfermagem, membro do Grupo de Pesquisa em Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, GEDOTT. Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina – Departamento de Enfermagem e Docente do Programa de Pós-Graduação Gestão do Cuidado em Enfermagem. Instrutora do Curso de Comunicação em Situações Críticas com uso de ambiente simulado. Possui experiência de 24 anos no processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes.

Enfermeira da Organização de Procura de Órgãos do Hospital Santa Isabel de Blumenau, SC.
Atuação como enfermeira do Programa de Qualidade do Sistema Estadual de Transplantes de Santa Catarina, na supervisão e auditoria das comissões hospitalares de transplantes de Santa Catarina. Pós graduada em Enfermagem em doação e transplante de órgãos e Tecidos. Instrutora do Curso de Comunicação em Situações Críticas.

data
2 de setembro de 2023, das 8h45 às 17h

inscrições
Gratuitas. Devem ser feitas no link abaixo. Vagas limitadas
Ficha de Inscrição

local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – bairro Farroupilha – Porto Alegre)

realização
Fundação Ecarta e Organização de Procura de Órgãos 1

apoio 
Sinpro/RS