Porto Alegre

12/06 – Linguagens expressivas
Os múltiplos caminhos existentes na educação infantil envolvendo os processos expressivos; a construção do conhecimento utilizando os significados e significantes do universo infantil; os meios artísticos como mecanismos alternativos nas escolhas didático-pedagógicas.

ministrante: Gilson de Almeida Pereira, pedagogo, com especialização em Orientação Educacional, psicopedagogo, mestre e doutor em Educação, professor na Fapa.

ESPECIAL
19/06 | O corpo na ambiência urbana: potências de aprendizagem.
O ponto de partida deste bate-papo é baseado em uma formação aprofundada e prática de Lucia Citterio em projetos envolvendo treinamento corporal em espaços públicos urbanos ou rurais, desenvolvidos ao longo de 15 anos nos mais diferentes lugares: Itália, África, Cuba. O encontro do corpo com a cidade possibilita o olhar transdisciplinar, perceber o complexo de relações que se apresentam ao ator social. Essa vivência da malha urbana e suas dinâmicas, por parte do educador e educando, permite para ambos o aperfeiçoamento do respeito a diversidade. Trata-se da importância de estabelecer pontos na cidade capazes de oferecer subsídios práticos para desenvolver projetos de diversas disciplinas junto aos alunos. A proposta é indicar como desenvolver projetos em sala de aula que possibilitem ao jovem a descoberta da cidade, sua estrutura e mecanismos, facilitando a entrada deste no mundo adulto. Lucia também falará sobre o projeto de capacitação que desenvolve no Senegal desde 2007.

ministrante: LUCIA CITTERIO
Estudou dança clássica e formou-se pela Bella Hutter Escola de Dança Contemporânea de Turim, atuando na Itália, França e Belgica, em várias companhias de dança. Ela criou e apresentou solos de dança, eventos coletivos e trabalhos em Roma e Japão com o coreógrafo Min Tanaka e ainda colaborou ativamente de trabalhos com o músico trance Andy Moor (Amsterdãm). Foi a assistente de Koffi Koko na performance Les Feuilles produzida pela Haus of Kulturen de Berlim. Desde 1985, realiza cursos e seminários na Itália e no exterior, o aprofundamento do organismo de investigação em trabalhos relacionados com o espaço (paisagem-corpo). Os projetos recentes de um laboratório no Senegal, em Agosto de 2008 e 2009, e um curso de capacitação para moradores e artistas estrangeiros do Senegal em Dakar. Em finais de 2007, Lucia Citterio cria a Associação Cultural CON/CURA, com a intenção de promover a sensibilização, promoção e divulgação da dança e artes em geral. Além de promover atividades culturais, organização de eventos, atividades culturais e de lazer para promover a compreensão mútua e os processos de enriquecimento cultural. Em 2009, a construção de cumprimentos de … (Dakar), o primeiro vídeo de um projeto complexo relacionado a diferentes lugares, o segundo vídeo deste projeto foi realizado em abril de 2010 no XV Festival Internacional de Dança Movimiento y Ciudad: Habana Vieja, Cuba.