Extra Classe aborda frustração na infância, tema do Conversa de Professor

Reportagem publicada no jornal Extra Classe trata da frustração na infância, tema da quinta edição do projeto Conversa de Professor 2021 desta quinta-feira, 16.  As autoras do material são as professoras Fernanda Mendes Arantes e Idenilda Miranda.  Ambas são as convidadas do projeto da Fundação Ecarta e abordarão “Frustração: como ajudar as crianças” durante painel com transmissão ao vivo pelo canal da Fundação no Youtube.

“A atuação dos adultos, sejam os pais ou educadores, precisa ser de acolhimento, de empatia, de modo a permitir que a criança fale sobre o que está sentindo, identificando sua emoção. É importante dialogar com a criança, para que ela entenda que as emoções são naturais e frustrar-se por não conseguir algo faz parte do desenvolvimento saudável das pessoas”, orienta Idenilda Miranda. Ela é licenciada em  Psicologia e Pedagogia, pós-graduada em Ludoterapia e especialista em Neuroeducação. Professora da educação infantil da rede municipal de São Paulo onde coordena a divisão pedagógica e professora universitária de Pedagogia.

“As experiências geradoras de desequilíbrio emocional, causado por um estímulo, sendo mediado pela ação do adulto, permitirá que a criança elabore sua estrutura mental, buscando recursos internos que permitam administrar de outra forma situações que causaram tal desconforto. Esta ação é fundamental para seu desenvolvimento”. Completa Fernanda Arantes. A palestrante é graduada em Pedagogia e Nutrição, mestre em Comunicação, doutoranda em Educação, coordenadora de licenciaturas em pedagogia e pesquisadora de processos educacionais.

Confira a reportagem na íntegra no link abaixo:
https://www.extraclasse.org.br/opiniao/2021/08/frustracao-e-infancia-uma-relacao-possivel/

 

mediação
Cecília Farias, coordenadora do projeto Conversa de Professor

data
16 de setembro 2021, 19h

transmissão
Página da Fundação Ecarta no youtube

acesso gratuito