CONVERSA DE PROFESSOR

A cultura brasileira na educação infantil é tema de painel 

O respeito à infância e a presença da cultura brasileira na rotina escolar é a abordagem do projeto Conversa de Professor com o diretor, ator, músico e compositor Filipe Edmo.

“É um convite a brincar, refletir e debater a importância do brincar”, adianta o pesquisador que utiliza a arte como ferramenta. A partir de reflexões e provocações, o artista e educador convida a pensar a infância e como inserimos o brincar e a cultura popular no dia a dia.

Edmo cursou teatro no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e integra diferentes expressões como música, representação, artes plásticas, desenho como recursos integrados à narrativas do folclore e da literatura na relação de aprendizado na infância.

“Nosso Projeto pretende enfatizar a importância do atendimento às crianças nos primeiros anos de vida. Nesta etapa há extrema receptividade aos conhecimentos e atitudes trabalhados pelos professores e pais,  que serão determinantes na vida futura dessas crianças”, complementa a coordenador do projeto Conversa de Professor, Cecília Farias

As brincadeiras são consideradas essenciais para o desenvolvimento integral das crianças por ser a linguagem que estimula tanto a função motora, como a afetiva, cognitiva e social. Brincar é direito garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), preconizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem até um dia para lembrar da sua importância: o Dia Internacional do Brincar,  celebrado em 28 de maio.

ampliar conhecimento

Este diálogo é o terceiro da série Conversa de Professor de um total de seis ao longo de 2021. O primeiro tratou da relação das crianças com a natureza (6 de maio), tratado pela professora Luciane Varisco; o segundo foi com a jornalista, educadora e escritora, Januária Cristina Alves, sobre a abordagem das fake news desde a educação infantil.

Lançado em 2005, o Conversa de Professor propõe a discussão de temas específicos de diferentes áreas do conhecimento. Os encontros contam com especialistas de diferentes áreas de conhecimento e focadas na educação infantil e anos iniciais.

O projeto busca aprofundamento teórico, ampliação de conhecimentos, debate sobre metodologias de trabalho em sala de aula e relatos de experiência, propondo interação, diálogo e socialização.

A Fundação Ecarta leva o programa Conversa de Professor às cidades do interior por meio de parceria com secretarias de Educação e agentes locais. Interessados pode entrar em contato com a produção do projeto pelo e-mail conversadoprofessor@fundacaoecarta.org.br

 

painel

Infância, brincadeira e cultura brasileira

 

Diretor, ator, músico, compositor e pesquisador da cultura brasileira. Cursou Teatro – Licenciatura e o curso de Extensão Universitária “Corporeidades Brasileiras e o trabalho do Ator/Bailarino” no Instituto de Artes da Unesp e integrou o grupo de estudos da mesma instituição que, posteriormente, resultou no grupo Azougue – Laboratório de Experimentação Cênica, (desde 2013) dirigido por Alício Amaral e Juliana Pardo (Cia Mundu Rodá).

 

mediação

Professora Cecília Farias, coordenadora do Conversa de Professor

 

data

15 de julho de 2021, 19h

 

transmissão

Canal da Fundação Ecarta no Youtube.

 

apoio

Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (Sinpro-RS)