O VINHO E SUAS RELAÇÕES

Mulheres e vinho: Baco, bacantes e a poesia de Hilda Hilst

Imagine um passaporte para adentrar o mundo mítico de Baco e tornar-se viajante de um imaginário infinito, repleto de personagens fascinantes e histórias que convocam a pensar sobre os mistérios da vida.
Aproveitar a folia do culto aos deuses gregos para estabelecer uma relação entre o vinho e a literatura de Hilda Hilst.
Para degustar foram escolhidos vinhos de cenários, sabores e histórias inspiradoras para harmonizar com a poesia dessa inspiradora escritora brasileira.
O convite é experimentar a efervescência das artes integradas – vinho e literatura –  e juntar-se às Bacantes no desfile frenético de corpos embriagados de poesia e livres para dançar seus versos.
Exalte-se (leia) sem moderação! E deixe as palavras estimularem o paladar para o vinho.
Então, sinta-se à vontade para servir uma boa taça de vinho, e que Baco nos acompanhe nesta aventura. Evoé!!!

Atividade com a participação de quatro mulheres, integrantes do projeto Leia Mais Estúdio, dedicadas a incentivar a leitura e conversas em torno de livros. Contos, crônicas, poemas e canções selecionados para, direta ou indiretamente, remeter ao prazer de beber um bom vinho.

Hilda Hilst, uma das maiores escritoras em língua portuguesa do século XX, produziu uma obra extensa em vários gêneros – poesia, teatro, romances, crônicas e contos. A poeta explora especialmente o tema do amor e as questões existenciais, destacando-se por sua irreverência, presente tanto em seus textos quanto em sua vida. Em especial, os poemas da obra Alcoólicas serão lidos entre as atividades desenvolvidas.

Baco, na mitologia romana, é o deus do vinho, das festas, do prazer, do teatro e da folia. Os festejos em sua homenagem eram chamados de bacanais e aconteciam regados a muito vinho e diversões. As Bacantes, seguidoras e adoradoras de Baco, eram mulheres que organizavam os rituais e participavam bebendo, cantando e dançando livremente.

apresentação
Cinara Ferreira
Joelma Remião
Léa Goulart
Marília Lopes

data e horário
15 de março de 2023,  19h30

degustação
Uma vista do projeto Siete Locos, vinhos baseados em um livro
– Buscador de Oro, Branco
– Farmaceutico, Tinto
– Traicionero, Tinto
– Desamor, Tinto
– Astrologo, Tinto

inscrição
R$ 65,00
As vagas são limitadas 30 participantes. A inscrição deve ser feita antes de efetuar o pagamento para garantir a vaga.

Ficha de Inscrição

Obs. O pagamento deve ser feito por PIX (CNPJ) 06180230000166 e enviado comprovante para contato@fundacaoecarta.org.br

local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre