Marcelo Delacroix: No tempo presente

Marcelo Delacroix estabelece um contato direto com o público e, através do repertório escolhido e do bate papo descontraído que permeia o show, busca envolver a plateia numa experiência musical, ao mesmo tempo intensa e profunda, leve e descontraída.

O artista no seu tempo, com um olhar apontando para o futuro e outro revisitando o passado.

Apresenta uma seleção da nova safra de canções inéditas, como prenúncios de um novo disco, e também rememora músicas de seus discos anteriores.

As canções apresentadas em seu estado natural, como foram originalmente compostas, expõem os detalhes da harmonia e contrapontos entre voz e violão, possibilitando um mergulho mais profundo na interpretação.

Traz os convidados especiais Mateus Mapa e André Paz.

repertório

PASSARÁ (Marcelo Delacroix/Ronald Augusto)

MILONGA MOURA (Marcelo Delacroix/Jerônimo Jardim)

MEMÓRIAS (Carlinhos Hartlieb)

DEPOIS DO RAIO (Marcelo Delacroix/Arnaldo Antunes)

POBRE TEMPO (André Paz/Ana Clara Marques)

PIAZADA (Carlos Patricio)

DENTRO DA NOITE (Marcelo Delacroix/Ronald Augusto)

BENFAZEJA (Arthur de Faria/ M. Delacroix /Nelson C. de Castro)

FIO DE AR (Marcelo Delacroix/Mar Becker)

TEMPO BOM (Marcelo Delacroix/Tatiana Cruz)

FONTE DA NOSTALGIA (Marcelo Delacroix/Carlo Pianta)

TESTAMENTO Milton Nascimento/Nelson Angelo)

OS DEUSES (Marcelo Delacroix/Arthur de Faria)

RIACHO DE AREIA (folclore)

trajetória

Lançou 5 discos, sendo 3 individuais: Marcelo Delacroix (2000) e Depois do Raio (2006) – ambos vencedores do Prêmio Açorianos de Música, nas categorias de Melhor Disco de MPB e Melhor Disco do Ano; e mais recentemente o disco Tresavento (2019), nomeado ao Latin Grammy 2020, na categoria melhor disco de cantor e compositor.

Além desses, o disco de música instrumental com o grupo Quebra Cabeça (1994) – indicado ao Prêmio Açorianos de Melhor Disco Instrumental, e o Canciones Cruzadas (2013) em parceria com o músico uruguaio Dany López, indicado ao Prêmio Açorianos de Melhor Disco e Melhor Intérprete.

Apresentou-se em diversas cidades no Brasil, Uruguai, Argentina, Espanha, Alemanha e

Bélgica. Entre os parceiros de composição estão Arnaldo Antunes, Arthur de Faria, Jerônimo Jardim, Leandro Maia, Mar Becker, Nelson Coelho de Castro, Raul Ellwanger, Ronald Augusto, Sérgio Napp, Mario Falcão, entre outros.

Integrou vários grupos, entre eles o “Conjunto de Câmara de Porto Alegre” (música medieval e renascentista), o “Bando Barato pra Cachorro” (Samba dos anos 30 e 40) – escolhido Grupo

Revelação do ano de 1992, e premiado com o Prêmio Açorianos de Música como Melhor Grupo de 1993. Compôs diversas trilhas para teatro e dança, tendo recebido o Troféu Açorianos por A Bota e sua Meia, do dramaturgo alemão Herbert Achternbusch, e Os crimes da rua do Arvoredo, ambas com direção de Camilo de Lélis; e por Sonho de Uma Noite de Verão, dirigido por Patrícia Fagundes. Trabalhou também com os diretores Zé Adão Barbosa, Luciano Alabarse, Miriam Benigna, Élcio Rossini, Adriane Mottola, Marcelo Aquino, Jussara Miranda e Carlota Albuquerque.

Na Área da Dança, ganhou o Prêmio Açorianos pela música por Létis, da Muovere Cia de Dança. No cinema fez a direção vocal do filme A Paixão de Jacobina, de Fábio Barreto, e canta a música final do filme Referendo, do diretor Jaime Lerner.

Para a TV fez trilhas para documentários, como Sul sem Fronteiras TVE-RS e Histórias Curtas RBS “Um risco no céu”, em homenagem ao compositor gaúcho Carlinhos Hartilieb, tendo recebido diversos prêmios, entre eles o de melhor trilha.

Apresentou-se com a Orquestra de Câmara da Ulbra e foi solista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre no concerto em homenagem ao pianista e compositor Geraldo Flach. Em 2010 cria, ao lado de Vítor Ramil, Ana Prada e Daniel Drexler o show Poa Montevideo/Sin Fronteras, apresentado nas duas capitais, e que acabou inspirando a criação do documentário ’’A Linha Fria do Horizonte’’ (link em anexo). Prepara em 2020/2021 canções novas compostas durante a pandemia, e que devem fazer parte de um novo disco. Atua também como educador musical, já tendo trabalhado em diversas escolas e projetos sociais, ministrando cursos e oficinas de musicalização para crianças e adultos. Coordena atualmente os grupos de canto: Sol de Si e o Quartas Cantantes.

data
6 de abril de 2024, 18h

local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre). Transmissão ao vivo pelo Canal da Fundação Ecarta no Youtube

entrada franca