Marcello Caminha lança o CD Tio Bilia no violão

O violonista Marcelo Caminha lança o CD Tio Bilia no violão.  No show ele apresenta as 12 músicas do álbum inspirado no compositor e gaiteiro Antônio Soares de Oliveira – o Tio Bilia,  músico falecido em 1991 aos 85 anos, conhecido como o Rei da Oito Baixos.

Com essa inspiração, Marcello Caminha selecionou o repertório e transpôs para o violão um conjunto de clássicos do consagrado gaiteiro e gravou ritmos como vanerão, xote, polca, rancheira, bugio e valsa tocando violão nylon, violão aço, guitarrón e requinto.

Com um jeito peculiar de cantar e tocar violão que remete às raízes culturais rio-grandenses, este músico de Bagé radicado em Porto Alegre retrata o apreço às cantorias nativas e ao instrumento musical mais popular – o violão.

Tio Bilia foi um dos gaiteiros mais marcantes do RS. Natural de Santo Ângelo, tinha um estilo autêntico, alegre e bailável e deixou 111 músicas registradas. Começou a tocar aos 10 anos, mas só gravou seu primeiro LP aos 58 anos em parceria com outro gaiteiro Virgilio Pinheiro. Gravou um total de 13 LPs ao longo de sua carreira de 75 anos na música instrumental gaúcha.

o músico
O instrumentista e compositor natural de Bagé atua na música nativista desde 1985, tem 15 Cds, dois DVDs e três livros publicados. Com seu projeto Violão Gaúcho realiza shows, oficinas, aulas de violão e palestras motivacionais.

repertório
Vanerão Gaúcho (Vanerão) – Tio Bilia
Tio Bilia na 8 baixos (Rancheira) – Tio Bilia
Missioneiro (Vanerão) – Tio Bilia
Gauchada do meu pago (Xote) – Tio Bilia
Casório do Batista (Vanerão) – Tio Bilia
Tropeiro em apuro (Limpa-banco) – Virgilio Pinheiro
Surungo no Quintino (Contrapasso) – Tio Bilia
Salta Caroço (Vanerão) – Tio Bilia
Dois corações (Valsa) – Virgilio Pinheiro
Lembrança do Morro Negro (Polquinha) – Virgilio Pinheiro
Serra de cima (Rancheira) – Tio Bilia
Bugio Extraviado (Bugio) – Tio Bilia

o álbum
Para a gravação deste trabalho, Marcello Caminha esteve acompanhado pelo filho Marcello no contrabaixo e percussão; na gravação teve a parceria de Erlon Péricles e Guilherme Castilhos, mixagem de Guilherme Castilhos e masterização de Marcos Abreu.

data
29 de abril de 2023, 18 horas

local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre). Transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube da Fundação Ecarta.

entrada franca