22º Encontro de Violoncelos

Excepcionalmente neste ano, em função da pandemia do novo coronavírus, será realizado on-line, reunindo estudantes de níveis e localidades variadas, músicos profissionais e professores do sudeste e nordeste do Brasil, além da Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Portugal e Suíça em 27 masterclasses e conferências. Para os públicos infantil (a partir dos quatro anos) e adulto também haverá atividades gratuitas incluindo recitais, concertos, mesas redondas, palestras e lives.

As abordagens de parte das atividades vão tratar sobre a carreira de violoncelista, desafios impostos pela pandemia, violoncelo no barroco e na música brasileira, pedagogia, linguagem no ensino e história. “É uma oportunidade para descobrir novos talentos, estimular o intercâmbio e discutir a situação atual do violoncelista e do professor”, afirma a professora de violoncelo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Milene Aliverti, que está envolvida na coordenação do festival desde a primeira edição.

A coordenação do encontro conta também com a professora de violoncelo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Ângela Ferrari. O apoio é da Associação dos Aposentados da Companhia Riograndense de Telecomunicações (AACRT), além da Fundação Ecarta, Instituto Goethe, Studio Clio e Casa da Música de Porto Alegre.

data
De 5 a 9 de outubro de 2020, das 9h às 21h.

inscrições
São gratuitas e podem ser efetuadas até o dia 20 de setembro de 2020 às 23h. Os violoncelistas interessados em participar das masterclasses programadas, devem enviar um vídeo de até cinco minutos e poderão tocar apenas em uma masterclass. A seleção vai se dar mediante envio de vídeo e sorteio.
Ficha de inscrição

professores
Barbara Westermann (Alemanha)
Bianca Prado (EUA)
Fábio Presgrave (Natal/RN)
Felipe Avellar de Aquino (João Pessoa/PB)
Hans Twitchell (EUA)
Hugo Pilger (Rio de Janeiro/RJ)
Jonathan Santos (Portugal)
Márcio Carneiro (Suíça)
Maria Eduarda Canabarro (São Paulo/SP)
Nuria Rosa (Espanha)
Robert Jesselssohn (EUA)
Sanny Oses (Vitória/ES)

informações
Devem ser solicitadas pelo encontrocellos@gmail.com