Canções do século 11 ao 14: amor, religiosidade e natureza

A intensificação do culto mariano no início do segundo milênio produziu algumas características marcantes na arte e na cultura da época, como o prestígio dado à produção feminina, através da literatura e da música, assim como a criação de centenas de cantigas em louvor a Santa Maria escritas por Afonso X (1221-1284), rei de Leão e Castela. Algo do tensionamento entre tradições cristãs, árabes e judaicas, presentes na península ibérica, também pode ser apreendido na comparação entre as Cantigas de Santa Maria, o canto islâmico Allahu akbar e as canções profanas sefarditas Morenica a mi me llaman e La rosa enflorece.

Poucos exemplos de música instrumental da Idade Média são conhecidos atualmente. Entre eles, estão uma série de estampidas encontradas no sul da França (Manuscrito do Rei, séc. 13) e um pequeno conjunto de danças saltitantes presentes em um manuscrito da Toscana, duas das quais fazem parte deste programa: Saltarello e Il trotto. As relações entre o ser humano e os elementos da natureza são registradas na arte de inúmeras culturas, como ocorre em canções sazonais da Idade Média, tais como o cânone inglês Sumer is icumen in (O verão está chegando) e a cantiga provençal de primavera Al entrada del Temps Clar (A entrada do Tempo Claro). Esta canção refere-se à dança da bela rainha para comemorar a entrada da primavera, em uma provável referência a Eleanor de Aquitânia (1122-1204), mãe de Ricardo Coração-de-Leão uma das principais entusiastas da canção trovadoresca no século 12.

A proposta é contextualizar as canções historicamente e apresentar os diversos instrumentos que fazem parte do acervo do grupo. Uma viagem pelos séculos XI, XII, XIII e XIV.

Repertório:

1. Anônimo – Allahu Akbar (canto islâmico)
2. Anônimo – Morenica a mi me llaman (canção sefardita)
3. Anônimo – La rosa enflorece (canção sefardita)
4. Anônimo – Saltarello (dança instrumental)
5. Afonso X – Cantigas de Santa Maria, Nº 353. Quen a omagen da virgen
6. Afonso X – Cantigas de Santa Maria, Nº 10. Rosa das rosas
7. Afonso X – Cantigas de Santa Maria, Nº 100. Santa Maria strela do dia
8. Anônico – A Boat Song (canção celta)
9. Anônimo – Summer is icumen in
9. Anônimo – Il trotto (dança instrumental)
10. Ricardo Coração-de-Leão (1157-1199) – Ja nuns hons pris
11. Anônimo – Estampies reais nº 6 e 5
12. Anônimo – In taberna quando sumus
12. Anônimo – Al entrada del Temps Clar (canção para a entrada da primavera)

data e horário
14 de dezembro de 2019, 19h

local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Bairro Farroupilha – Porto Alegre – RS)

entrada franca