1º Festival Violas ao Sul ganha estreia on-line

Reune os principais violeiros do Rio Grande do Sul em 10 apresentações para ressaltar as possibilidades do instrumento e sua influência na formação cultural do Brasil e do mundo. Com transmissão virtual, o Festival contará com repertório eclético passando por canções autorais e clássicas do cancioneiro gaúcho e brasileiro, além da música contemporânea.

datas e horários
De 29 a 31 de julho de 2020, das 19h às 20h30

artistas
Idealizadores:

Tem 31 anos de carreira e atua também como produtor. Além do Brasil, se apresentou com artistas do Uruguai e conquistou várias distinções no Prêmio Açorianos. Pesquisa as sonoridades orientais e populares da viola de dez cordas, além da viola de cocho, oud árabe e sitar indiano.

É professor, arranjador, produtor musical e pesquisador da cultura do litoral norte do RS. Integra o grupo Chão de Areia e é considerado um dos músicos mais ativos e premiados nos festivais de música popular do Brasil.

Reconhecido como um dos músicos mais atuantes da cena blues do Brasil. É cantautor há 22 anos e tem 13 discos lançados. Conquistou quatro distinções no Prêmio Açorianos e participou de festivais brasileiros e internacionais de blues, além de coletâneas do gênero. Funde milonga com blues e explora a técnica do slide.

Desenvolve um trabalho de resgate da viola na música do sul do Brasil em apresentações, recitais, shows, composições, gravações, edições de partituras, aulas e oficinas. Tem uma série de discos solo e em parceria lançados e é autor de projetos didáticos voltados à viola brasileira e ao violão.

Convidados

Teve o primeiro contato com a viola caipira em 2009, ano que produziu e arranjou o espetáculo Xaxados e Perdidos. Há 30 anos atua em composição sonora para teatro e ganhou seis distinções no Prêmio Açorianos e quatro no Prêmio Tibicuera.

É doutor em Filosofia da Música e está no doutorado de Música pela Unesp (SP). Vencedor de diversos prêmios e festivais nas categorias composição e instrumentista. Gravou os álbuns Prólogo (Funarte-2010) e Utopia (2018), sendo este último com músicas compostas durante parte do doutorado realizado na Alemanha.

Atua também como intérprete, produtor, além de técnico de gravação e de engenharia de som. É fundador e presidente do Instituto Ecovox. Em 2017 ganhou distinção de melhor instrumentista tocando viola caipira na categoria pop rock, do Prêmio Açorianos.

Dupla composta por pai e filha que explora o estilo sertanejo raiz e a música regional gaúcha. Trabalham com músicas autorais e clássicos do cenário popular que renderam a conquista de premiações.

Reside em Portugal e soma mais de 20 anos no cenário musical com raízes sul rio-grandenses. Trabalha o estilo contemporâneo mesclado ao som da viola de dez cordas. Tem cinco álbuns lançados e no Brasil percorreu com a viola o Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.

atividade paralela
Bate-papos, também com transmissão online, nos dias que antecedem o Festival – de sexta-feira, 24, a terça-feira, 28, às 19h

local
Shows e bate-papos: páginas da Fundação Ecarta no facebook e youtube,
páginas dos violérios participantes no facebbok e no youtube e redes sociais do grupo Violas ao Sul 

entrada franca