CULTURA DOADORA

Painel debate esforços para suprir bancos de sangue

Para cada transplante de órgãos são necessários cerca de 20 doadores do grupo sanguíneo do paciente. Em decorrência da pandemia pela Covid-19, o volume de doadores reduziu em todo o país.  Para falar da importância desse tema o projeto Cultura Doadora realiza um painel para marcar o Dia Mundial do Doador de Sangue.

A taxa de doação voluntária de sangue da população brasileira está em 1,6%, dentro dos padrões defendidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A pandemia impôs algumas restrições adicionais, além das já existentes. Pessoas infectadas pela Covid-19 devem guardar pelo menos 30 dias depois da completa recuperação para fazerem a doação. Pessoas com sintomas gripais devem aguardar sete dias.

painelistas

Patrícia Paim Ferreira Seltenreich, bióloga, Gestora de Captação de Doadores de Sangue do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Monalisa Sosnoski, enfermeira intensivista, especialista em onco-hematologia e auditoria em saúde, atua no Banco de Sangue do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Passou por transfusão sanguínea na infância e é doadora.

data
14 de junho de 2021, às 19h30

local
Transmissão ao vivo pelo canal da Fundação Ecarta no Youtube.

acesso gratuito

apoio
Coren-RS e Sinpro-RS