Covid-19, pacientes renais e transplantes

Este será o tema do painel ao vivo que reunirá o jornalista Paulo Moreira, a médica nefrologista Tatiana Michelon e a acadêmica de medicina Fabiana Bender. A abordagem avaliará o cenário atual com o agravamento da covid-19 e seu impactou na saúde renal no Brasil e no mundo, resultando em mais mortes, mais diálise e menos transplantes. O painel terá a coordenação do professor Marcos Fuhr, presidente da Fundação Ecarta.

Em 2021, foram realizados apenas 53 transplantes de rins no Rio Grande do Sul, último recurso para quem tem Doença Renal Crônica, e 1.033 gaúchos continuam na lista de espera, de acordo com a Central de Transplantes do RS. Para se ter uma ideia do impacto da pandemia nos transplantes, em 2020, no mesmo período (antes da pandemia), foram feitos 134 transplantes e, em 2019, 123. No país, 27.202 aguardam na lista, segundo levantamento da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), e 144 mil pessoas fazem diálise de acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia. A Doença Renal Crônica provoca pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade.

painelistas
Tatiana Michelon, nefroligista, é uma ativista incansável da doação de órgãos e dos transplantes. Foi responsável por articular e estruturar em 2018 a Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (Cihdott) do Hospital de Montenegro, no Vale do Caí.

Paulo Moreira, uma das vozes mais conhecidas e respeitadas do rádio gaúcho, é profundo conhecedor da doença renal. Com 60 anos de idade, jornalista há 40 anos, faz hemodiálise há 17 anos e esteve 10 anos na lista para transplante de rim.

Fabiana Bender, transplantada renal há oito anos é acadêmica de Medicina e integra a Associação Brasileira de Transplantados (Abtx).

data e horário
21 de abril de 2021, às 19h

local
Transmissão ao vivo pelo canal da Fundação Ecarta no Youtube.

acesso gratuito