Noite dos Museus na Ecarta tem
dança, música e artes visuais
A Fundação Ecarta integra, pelo terceiro ano, a programação da Noite dos Museus, evento artístico e cultural que, realizado em Porto Alegre. Nesta edição, a Noite dos Museus ocorre no próximo dia 29 de novembro, das 18h à meia-noite.
Uma noite para celebrar a pluralidade da arte, conhecer as trajetórias dos artistas e compartilhar ideias.
programação
18h30 – Mares e nuvens flutuantes (dança/butô)
Artistas Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama
Novo espetáculo da dupla Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama, o terceiro dirigido pela matriarca da família Ohno, Etsuko Ohno. Utilizando a linguagem do butoh, dança que nasceu no Japão no final da década de 50, o espetáculo é banhado por imagens que evocam a beleza, a complexidade e a (in)finitude da vida. Os bailarinos dançam com as sombras que permeiam os nossos espaços e encaram a vida costas a costas com a morte. Minimalista em cores e movimentos, o espetáculo celebra imagens e memórias com um olhar impressionista, enevoado e flutuante. No intenso sentir, encontram o sutil pisar, veem as horas escorrendo em comungo com os mortos e encontram o sol nascendo profundo e turbulento. Um espetáculo que carrega memórias, o legado de mestres da arte Butoh, e, de forma sensível, propõe uma reflexão sobre a beleza possível que pode existir até mesmo nas mais improváveis circunstâncias.
Duração: 50min
Classificação: livre
19h15 – Soner (música/pop)
Artistas Rafael Sonic e Victória Elsner
Soner é a fusão criativa entre Rafael Sonic e Victória Elsner. Rafael é músico, compositor e produtor fonográfico. Victória é escritora, cantora e professora de inglês. Além disso, Victória é autista nível 1 de suporte, com hipersensibilidade sensorial e auditiva. O encontro dos dois aconteceu num sarau literário, e resultou em um álbum chamado “Contraste”, contendo 10 músicas autorais.
20h15 – Duo Quintal (música para dois violões)
Artistas Diego Costa e Beto Chedid
Os artistas apresentam o show de música instrumental gaúcha, brasileira e, porque não, internacional, clássica e popular, feito para dois violões.
A trajetória da dupla conta com a gravação do EP Noutro Tempo (2018), produzido por eles e por Davi Camilo, em São Francisco de Paula, e masterizado por Marcos Abreu. Contendo quatro das suas composições originais, foi disponibilizado nas plataformas digitais de música em 2019. A seguir, gravou com a Bumbá Produtora os videoclipes de Toada (selecionado para o já citado quadro Talentos), e Rumba (James Taylor em Madri), clipe selecionado e agraciado na Mostra Funarte Respirarte, durante a pandemia.
Para ver (e ouvir) o Duo Quintal: http://www.youtube.com/duoquintal
Para ouvir o EP Noutro Tempo: procure por “Duo Quintal” no seu serviço preferido de streaming de música, ou, caso utilize Spotify:
21h30 – Beto Scopel (música/ jazz/pop)
Artista Beto Scopel
Trompetista, compositor e produtor musical, reconhecido por sua abordagem autoral que combina tradição gaúcha com estética contemporânea. Atuando de forma independente e com forte domínio de produção em home studio, ele se destaca pela capacidade de criar atmosferas melancólicas e minimalistas, marcadas por beats eletrônicos, graves profundos e o trompete como voz central. Seu trabalho une memória, identidade cultural e inovação tecnológica, consolidando Scopel como um dos nomes mais inventivos da cena urbana do Rio Grande do Sul.
ARTES VISUAIS
Em cartaz, quatro exposições que revelam a força, a diversidade e a sensibilidade da criação atual.
O programa Artista + Artista apresenta obras de Eneida Ströher e Lurdi Blauth, na Galeria Ecarta
Com linguagens distintas – da cerâmica e tecido ao traço e gravura -, ambas transformam o cotidiano em paisagem e o gesto em experiência sensível.
O Projeto Potência apresenta o trabalho de Fernanda Fedrizzi
A mostra Cronotopografias traz novos desdobramentos de sua pesquisa mostrando significados do descascamento de paredes.
O espaço Professor Artista/Artista Professor apresenta obra de Moacir Chotguis, cuja trajetória une docência e criação em diálogo inspirador numa obra de múltiplas técnicas.
data
29 de novembro de 2025, das 18h às 23h
entrada franca
local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre)
