Fundação Ecarta estreia na Noite dos Museus 

com programação especial

 A Fundação Ecarta integra a programação da Noite dos Museus 2023 pela primeira vez com obras de quatro artistas mulheres e três shows musicais.

Nas artes visuais, as artistas Ana Flores e Simone Barros trazem suas obras em cerâmica, bordados e instalações na mostra “Pisando em Ovos”, com curadoria de Ana Zavadil, no espaço da Galeria Ecarta, no térreo.

A artista Michele Martines traz a mostra “Abuso!”, no projeto Potência, no segundo andar, mostrando um conjunto de pinturas de corpos masculinos despidos em linguagem de anúncio, trazendo a reflexão sobre sexualidade, consumo e um contraponto a tradicional mostra de corpos femininos na publicidade. Todas as obras abordam temáticas de gênero.

No espaço de muralismo, recentemente inaugurado, está a obra da artista Carla Barth, com 32 metros quadrados, com pinturas homenageando cenas do cotidiano do bairro Cidade Baixa, onde a Fundação tem sua sede. As exposições também podem ser visitadas de terças a domingo, das 10h às 18h, até 28 de maio, com entrada franca.

Jazz, clássico e sagrado

A programação musical oferece jazz, música de câmara e apresentação inédita do grupo Feminino e o Tambor.

Os shows iniciam às 21 horas com os saxofonistas Jeferson Miranda e Mauro Marques e o violonista Jean Lopes. Participam ainda alunos de sax, nas aulas realizadas na Fundação no projeto Ecarta Anfitriã.
A seguir, o grupo Feminino e o Tambor formado por cerca de 20 mulheres, com orientação do músico Cândido de Castro, toca músicas percussivas executadas a partir do conhecimento ancestral do instrumento frame drum, usado em festas e cerimônias sagradas de diferentes culturas. Participação de Neshima entoando cantos devocionais.

Às 21h30, a orquestra Lux Sonora se apresenta com 10 músicos em repertório de música barroca e autoral escrita especialmente para a orquestra, executando composições de Vilvaldi, Monteverdi, Caccini e Jean Lopes.

 “É uma emoção participar pela primeira vez da Noite dos Museus, que ao olhar para as galerias de arte da cidade, torna o evento ainda mais inclusivo! Uma oportunidade incrível de ampliar o trabalho na  Fundação Ecarta para o grande público, e por isso vamos oferecer um programa super especial a todos os visitantes”, destaca o coordenador da Galeria Ecarta, André Venzon.

A Fundação Ecarta foi criada há 18 anos e mantém vários projetos culturais e educativos permanentes para a valorização da produção gaúcha. Entre as iniciativas estão a Galeria Ecarta, Ecarta Musical, Ecarta Anfitriã, Conversa de Professor, Cultura Doadora e o Núcleo Cultural do Vinho. A instituição é mantida pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS).

data
20 de maio de 2023

Horário de funcionamento neste dia
10h às 24h

Entrada franca