Fundação Ecarta comemora 18 anos com programação variada

Música, abertura de exposições, oficina de percussão e edital internacional de videodança marcam o sábado, 29, aniversário da entidade cultural

Neste sábado, 29/4, a Fundação Ecarta completa 18 anos com oficinas de percussão para mulheres, show e lançamento de CD no projeto Ecarta Musical, abertura de exposições de artes visuais e lançamento de edital internacional para videodança.

O dia inicia com o projeto Ecarta Anfitriã, às 10h, oferecendo a terceira edição da oficina Tambor e o Feminino, ministrada por Cândido de Castro. O músico orienta a prática de tocar o instrumento de percussão chamado frame drum somente para mulheres e aborda sobre a origem milenar do instrumento e sua presença desde a antiguidade até os dias de hoje.

Às 11h, ocorre a abertura de duas exposições de artes visuais nos espaços Galeria Ecarta e Projeto Potência, mostrando o trabalho de três artistas mulheres. A mostra Pisando em Ovos traz o trabalho de Ana Flores e Simone Barros, com instalações que abordam a violência contra a mulher e a poética da realidade, com a curadoria de Ana Zavadil. Já a artista Michele Martines apresenta a mostra ABUSO!. Com pinturas manipulando anúncios de corpos masculinos, ela aborda aspectos como gênero, sexualidade e consumo, invertendo a lógica iconográfica da imagem da mulher objetificada. É a primeira de seis exposições selecionada por edital entre as 48 propostas apresentadas para este novo espaço expositivo dirigido a jovens artistas e a arte contemporânea.

Na mesma solenidade, será lançado o edital do 4º Festival Internacional de Videodança, realizado em parceria com a Universidade Federal de Pelotas. As edições anteriores atraíram trabalhos de mais de 30 países com diferentes propostas. Os selecionados terão exibição especial na Fundação Ecarta, de 29 de agosto a 1º de outubro de 2023.

O dia encerra com o show e lançamento do CD Tio Bilia no Violão, do instrumentista Marcello Caminha, às 18 horas, no tradicional projeto Ecarta Musical, o qual, quinzenalmente, traz o melhor da música do Rio Grande do Sul, sempre com entrada franca.

Trajetória de cultura e cidadania

A Fundação Ecarta mantém cinco projetos próprios, além de sediar e apoiar inúmeras atividades artísticas e culturais no Ecarta Apoia e Ecarta Anfitriã.

O Ecarta Musical tem caráter de sarau e seleciona 24 shows anuais por meio de edital. Desde seu início, já ofereceu mais de 350 shows com público estimado de 20 mil pessoas.

A Galeria Ecarta realiza cerca de oito exposições anuais, com artistas consagrados a jovens da arte contemporânea, promovendo ampla representatividade de profissionais das artes visuais. Em 2022, foi criado o Projeto Potência, especialmente dedicado à divulgação e valorização da produção de artistas emergentes no campo das artes visuais, em âmbito local e regional.

Com caráter educativo, a Instituição mantém o projeto Cultura Doadora há 10 anos, com o propósito de fomentar o maior número de doações e transplantes de órgãos e tecidos, fortalecendo iniciativas para salvar vidas.

Mantém ainda o projeto Conversa de Professor, que tem como objetivo central a abordagem, por especialistas, de temas de diferentes áreas do conhecimento, dando suporte aos professores em sala de aula.

Também, com 18 anos e uma média de duas atividades mensais, o Núcleo Cultural do Vinho reúne conhecimento do setor vitivinícola combinado com degustação, trazendo vinícolas gaúchas e a cultura mundial sobre enologia.

Complementando suas atividades, a Fundação mantém o projeto Ecarta Anfitriã oferecendo parcerias com instituições, professores, editoras, classe artística, disponibilizando o espaço e a infra-estrutura para ensaios artísticos, lançamentos de livros, shows especiais, apresentações de projetos, reuniões de interesse público, oficinas de diferentes expressões artísticas. Já, por meio do projeto Ecarta Apoia, auxilia na divulgação de atividades culturais e artísticas de parceiros que ocorram em espaços fora de sua sede.

“A Fundação Ecarta é mantida pelo Sindicato dos Professores de Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) com o princípio de ampliar atividades de cidadania para toda a sociedade”, diz Marcos Fuhr, presidente da Instituição.