Ecarta celebra 20 anos com show e exposição de artes visuais em Santa Cruz do Sul

A Fundação Ecarta comemora 20 anos de atividades e realiza atividades culturais em diferentes municípios neste ano.

Em Santa Cruz a apresentação é de Gabriel Romano & Equilíbrio Dinâmico e abertura da exposição Marco Zero.

Em sua trajetória a Ecarta dedica-se a fomentar o melhor da produção musical do estado, apresenta uma seleção de destaque nas artes visuais do país, formação temática de educadores, fomento de uma cultura para a doação e transplante de órgãos e difusão da enologia.

Show instrumental com sotaque gaúcho

O show de música instrumental de concerto com sotaque gaúcho é formado por Venâncio da Luz (flauta e guitarra), Mateus Albornoz (baixo), Bibiana Turchiello (violino) e Gabriel Romano (acordeon).

O  grupo traz ao palco composições do acordeonista Gabriel Romano apresentando diversos gêneros musicais que vão do chamamé à música cigana, do tango ao baião, da milonga ao erudito com elementos da música gaúcha. No repertório estão temas como Urucungo do Malungo, Estrela Alegria Universal e Criúva (homenagem aos gaiteiros e sanfoneiros do Brasil), numa experiência musical que encanta diferentes gerações.

Olhares de cuidado com a natureza

A exposição coletiva Marco Zero apresenta as obras de dez artistas contemporâneos e pode ser visitada até 23 de agosto. As pinturas e instalações abordam a enchente de maio de 2024 que atingiu o estado e também a capital gaúcha, alagando de forma marcante o território onde nasceu a cidade, o marco zero de Porto Alegre.

Cada artista produziu seu olhar compondo as urgentes questões das consequências do descuido com a natureza e alienação social a um discurso de esperança na superação.

No elenco estão criações de Adriana Giora, André Venzon, Bianca Santini, Dennise Iserhard, Lu Gaudenzi, Magna Sperb, Mery Bavia, Milena Julianno, Tiago Giordani e Vera Reichert, com curadoria de André Venzon que destaca a sensível poética visual desta mostra. A seleção também esteve em cartaz mo Museu de Arte do Paço (Mapa) na reabertura após a enchente.

História de arte e educação

A Fundação Ecarta acentua sua programação de artes visuais, música, dança e atividades educativas para marcar as duas décadas de atividades ininterruptas e gratuitas.

Mantém cinco projetos principais: Galeria Ecarta, Ecarta Musical, Conversa de Professor, Cultura Doadora e Núcleo Cultural do Vinho. Além disso, acolhe e apoia diferentes atividades por meio do Ecarta Anfitriã oferecendo infraestrutura para diferentes atividades, e o Ecarta Apoia respaldando institucionalmente iniciativas de diferentes gêneros.

Desde sua criação, realizou 150 exposições com mais de 740 artistas, 126 curadores e 34 mil visitantes, tanto na capital como nas seleções itinerantes no interior, sempre com entrada franca. Por este reconhecimento, integra o circuito da Noite dos Museus e a partir deste ano integra os espaços da Bienal do Mercosul, na capital.

Na valorização da produção musical gaúcha, a Fundação realizou mais de 500 shows, tanto na capital como no interior, envolvendo cerca de 1200 músicos e um público superior a 100 mil pessoas no projeto Ecarta Musical.

Instituída pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS, iniciou as atividades em 2005 e se consolida como referência na produção cultural do estado.  “Uma das únicas fundações culturais mantidas por uma entidade sindical de trabalhadoras e trabalhadores da Educação”, destaca o presidente da Ecarta, Marcos Fuhr, que acentua o valor da instituição estar próxima à comunidade.

 

data
11 de julho de 2025
19 horas: abertura da exposição Marco Zero
20 horas: Show Gabriel Romano Quarteto

local
Casa das Artes Regina Simonis (Rua Marechal Floriano, 651 – Centro, Santa Cruz do Sul).

visitação
até 23 de agosto de 2025

Entrada franca

apoio cultural
Casa das Artes Regina Simonis e SESC