Projeto Guris lança e-book sobre proteção social em desastres
O Projeto Guris lança o e-book “Justiça intergeracional em contextos extremos”, uma publicação que reúne reflexões, evidências e aprendizados construídos a partir da experiência de abrigamento durante o desastre climático que atingiu o Rio Grande do Sul em abril e maio de 2024.
Mais do que um registro, o material propõe uma contribuição qualificada ao debate sobre proteção social em contextos extremos, destacando a urgência de políticas públicas mais inclusivas e preparadas. A publicação aponta caminhos como a adoção de comunicação acessível, o planejamento antecipado e a articulação entre diferentes áreas — assistência social, saúde, educação e defesa civil.
A obra também reforça a necessidade de consolidar uma agenda pública estruturada na inclusão, que considere a garantia de direitos como eixo central das ações de prevenção, resposta e reconstrução pós-desastres, inclusive no âmbito legislativo.
Será um espaço de diálogo entre pesquisadores, gestores públicos e profissionais que atuam no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no Sistema Único de Saúde (SUS), na educação e na defesa civil.
A atividade integra o projeto Ecarta Anfitriã, da Fundação Ecarta, que acolhe iniciativas sociais que dialoguem com suas diretrizes.
o projeto
Criado em 1995, o Projeto Guris é uma iniciativa voltada ao desenvolvimento social e humano de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no Rio Grande do Sul. Com atuação em diversas comunidades, promove ações nas áreas de educação, cultura, esporte e apoio psicossocial, contribuindo para a ampliação de oportunidades e melhoria da qualidade de vida.
data
27 de março de 2026, 19h
local
Fundação Ecarta – Av. João Pessoa, 943 – Porto Alegre
Entrada franca
