Uma Linguagem – Quatro olhares

Nesta exposição o desenho torna-se a linguagem a partir da qual quatro visões diferentes se manifestam. Onde o ato de desenhar é explorado no uso da luz e das sombras, no diálogo com cada espaço, nas linhas do grafite e do nanquim. Os artistas procuram desvendar o que os instiga e os aproxima do desenho.

artistas

Nascida em 1975, em Porto Alegre, Adriana é formada em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde integra o Núcleo de Vídeo Arte Digital.

Foi criadora e coordenadora do Espaço de Arte da prefeitura de Alvorada (RS) e, atualmente, trabalha como assessora e atendimento à Lei Rouanet na Representação Regional Sul do Ministério da Cultura na capital gaúcha.

Fez exposições individuais em espaços culturais de Alvorada, no Museu Antropológico Caldas Junior, em Santo Antônio da Patrulha (RS), na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre (RS), na Univates em Lajeado (RS), No IAB, na Livraria Cultura, no espaço Ado Malagoli do Instituto de Artes, no Teatro de Arena e na Galeria Leva em Porto Alegre (RS).

Participou de coletivas no Cais.

Nasceu em Seberi, RS, em 1980. Iniciou seus estudos em Artes Visuais no ano de 2002 na UFRGS. Desde o ano de 2005 vem desenvolvendo pesquisas na área do desenho utilizando-se do modelo árvore numa busca pela sua re-significação. Extrair de uma forma elementar características que dêem origem a novas construções e novos olhares. Nesses estudos a experimentação de suportes é também um desafio. Na Galeria da Ecarta apresenta o resultado de estudos que tem feito usando a própria parede como suporte para seus desenhos. São construções em módulos que surgem no espaço como formadores de uma superfície, uma camada que se alastra pela parede e reconfigura o espaço. Em 2006 conclui o curso de Artes como Bacharel em Desenho. E a partir de 2003 participa de mostras coletivas no Instituto de Artes e recentemente no Museu do Trabalho e individuais no espaço Ado Malagoli e Cultura. Atualmente cursa História Teoria e Crítica de Arte na UFRGS.

Rafael Araújo, natural de Porto Alegre, nasceu em 1983. Bacharel em Desenho no Instituto de Artes da UFRGS. Estudou desenho, pintura e gravura no Ateliê Livre da Prefeitura. Realizou as exposições individuais Casuais na Câmara Municipal de Porto Alegre e Processos Casuais no Espaço Ado Malagoli do Instituto de Artes/UFRGS. Participou de diversas exposições coletivas, dentre elas Pequenos Diálogos – Arte e Intertextualidade no Museu da UFRGS, A Novíssima Geração – Pintura e Desenho no Museu do Trabalho, Bienal B e Essa Poá é Boa. Também trabalha com cenografia e design gráfico.

Valesca Kuhn nasceu na cidade de Porto Alegre em 1979. É bacharel em desenho pelo Instituto de Artes da UFRGS onde permanece estudando gravura. Participou de diversas exposições, entre elas ¬¬– “MAC no A6 Consolidação”, 19º Salão do Jovem Artista, “Vá a Pé” sua primeira individual no Café Concerto do SESC, “Pequenos desenhos” da Galeria Subterrânea, Bienal B e A Novíssima Geração no Museu do Trabalho.

Acredito que meus desenhos sejam a própria palavra, que sejam a escrita e que se expliquem.Tecnicamente, são linhas e manchas que se unem, as vezes aleatoriamente, as vezes intencionalmente. Alguns acidentes como um respingo, podem também se tornar um elemento importante na construção. Visualmente, formas vão surgindo, orgânicas, com movimentos no espaço livre do papel; sem intenções premeditadas, sem desejos certos para o seu fim. Desenhos que nascem pela simples vontade de desenhar.

em cartaz
Até 31 de agosto de terça a domingo, das 10h às 19h.
Entrada franca

local
Fundação ECARTA – Av. João Pessoa, 943 – Porto Alegre