SobreImagem

A mostra reúne um grupo de jovens artistas, todos ligados ao Instituto de Artes da UFRGS, que se debruçam sobre a fotografia e suas possibilidades de desdobramento. A fragmentação, a sobreposição e a seqüencialidade são alguns dos procedimentos utilizados na busca de novas possibilidades. Tradicionalmente associada à idéia de registro de acontecimentos ou de documentação comprobatória da realidade, a fotografia tem aqui seus estatutos colocados em cheque. São novas maneiras de trabalhar, alinhadas com as mais recentes pesquisas sobre as possibilidades de criação de imagens. É importante salientar que estas experimentações não são apenas formais, mas tem como objetivo último refletir sobre o humano na contemporaneidade, suas fantasias, suas dúvidas e suas interrogações.

artistas

Camila Schenkel (Porto Alegre, 1982) – Bacharel em artes visuais, Fotografia, no Instituto de Artes da UFRGS, onde atualmente cursa a ênfase de História, Teoria e Crítica de Arte. Bolsista de Iniciação Científica do projeto de pesquisa Mestiçagens na Arte Contemporânea. Foi recentemente premiada no 19° Salão Jovem Artista e no Salão 10×10 da Fundarte, Montenegro.

Kátia Costa (Porto Alegre, 1969) – Bacharel em Artes Visuais – Fotografia, pelo Instituto de Artes da UFRGS, onde cursa Licenciatura em Artes Plásticas. É fotografa, artista plástica e trabalha no Atelier de Arte Plano B. Participou de exposições na Bienal B, inclusive representando a Bienal B em Milão – Itália e do Salão 10 x 10 – Fundarte, Montenegro. Recebeu prêmios em concursos fotográficos do Sesc-RS, da Prefeitura de Guaíba, da Smam e da Câmara dos Vereadores de Porto Alegre.

Michal Kirschbaum (Israel, 1978) – Bacharel em Artes Visuais, Desenho, no Instituto de Artes da UFRGS. Atualmente cursa Licenciatura em Artes Visuais na mesma instituição. É integrante do Grupo de Pesquisa Mestiçagens na Arte Contemporânea desde 2002. Já expôs seus trabalhos no Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, na Casa de Cultura Mário Quintana, no Salão dos Passos Perdidos e na Faculdade de Direito de Buenos Aires, na Argentina.

Rafael Johann (Porto Alegre, 1980) – Graduado em Artes Plásticas, Fotografia, pelo Instituto de Artes da UFRGS. Fotografa desde 1998. Integrante do grupo Lata Mágica (www.latamagica.art.br) desde 2001; atua como professor de cursos Extensão no Núcleo de Fotografia/Fabico-UFRGS. Este ano, expôs no Centro Histórico Cultural Antônio Klinger Filho, Galeria de Arte do Dmae e participou da Bienal B, em exposição coletiva na Casa de Cultura Mário Quintana.

também utiliza o mesmo princípio, porém de uma maneira mais calculada e sob controle. Ela produz slides, com imagens e texturas, que são projetados sobre personagens, em um cenário previamente montado. Neste caso, a sobreposição se dá no plano real e, o que nos é apresentado, é o registro deste momento.

Priscilla Zanini (Porto Alegre, 1981) – Bacharel em Artes Visuais, Fotografia, pelo Instituto de Artes da UFRGS, onde atualmente cursa a ênfase de História, Teoria e Crítica de Arte. Trabalha predominantemente com fotografia, também com vídeo e desenho.

em cartaz
Até 20 de janeiro – terça a domingo, das 10h às 19h.
Entrada franca

local
Fundação ECARTA – Av. João Pessoa, 943 – Porto Alegre