Sobre Amanhã

Foi somente após estabelecer as leis da mecânica que o homem entendeu que ações do presente engendram reações futuras. Desde então, o futuro tem sido motivo de muitas conjeturas. Sob a sombra de equívocos históricos, iluminados pela lanterna do progresso, imaginamos como o amanhã se revelará. Representamos na ficção o que friamente vislumbramos através da ciência. Desde o século passado, com o advento do cinema e da televisão, viemos preenchendo nosso imaginário de incertezas e fantasias do futuro com um repertório gigantesco. A possibilidade da verossimilhança, permitida pelos avanços tecnológicos da computação, só reforçou nossa coleção de guerras apocalípticas, sociedades distópicas, seres híbridos, colonizações espaciais, inteligências artificiais, clonagens. Todos sabemos como será nosso futuro.

Leo Felipe
Curador

artistas

Nasceu em Belém-PA, viveu no Rio de Janeiro e Porto Alegre e mora atualmente em São Paulo. Estudou pintura na Escola de Bellas-Artes da UFRJ e litogravura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Em 1981 iniciou no cinema como assistente de direção no longa metragem “O Mágico e o Delegado”, de Fernando Cony Campos. Diretor de fotografia de cinema, televisão e publicidade desde 1984, fez filmes como O Homem que Copiava e Houve uma vez dois verões, ambos de Jorge Furtado. Para a televisão colaborou para os programas Comédia da vida privada, Programa Legal e Brava Gente Brasileira, Fantástico, entre outros. Premiado em diversos festivais de cinema como diretor de fotografia, roteirista e montador. Desenvolve seu trabalho de colagens desde 1981. Fez a sua primeira exposição, Cidade Vazia, entre julho e agosto de 2010 no Museu do Trabalho de Porto Alegre. A série de fotomontagens Ataque do Sétimo Céu é composta por sete ilustrações produzidas em Photoshop, inspiradas em A Guerra dos Mundos, de H. G. Wells, onde o artista mescla colagem, manipulação de imagem e desenhos utilizando elementos do shooting-board cinematográfico e HQ para sugerir movimentos ou destacar detalhes ocultos.

(Hypnorder DJ). Formado em Artes Plásticas na FAAP – São Paulo, em 1995. Desde então tem desenvolvido trabalhos de arte que transitam entre o universo sonoro e o visual, como instalações sonoras, vídeo instalações e experimentos diversos em medias digitais. Em 2010 expôs no Atelier Subterrânea, participou da Instalação Sonora Coletiva 66×96, no Paço das Artes, em São Paulo, e do Projeto SoundGate, em Aalborg, Dinamarca. Em Porto Alegre, em 2011 participou da Exposição Objeto: Som, na Fundação Ecarta, e apresentou a intervenção sonora e visual “Contaminação Hypnorder”, na Casa M, Bienal do Mercosul. Giancarlo mantém o site www.hypnorder.tv, com diversos vídeos e arquivos sonoros.

Mestrando em Artes Visuais pelo PPGAV-UFRGS. Foi selecionado para o 40º Salão Novíssimos Ibeu – RJ (2010); a individual (Im)Prováveis, na Usina do Gasômetro – RS (2010); o 19º Salão da Câmara Municipal de Porto Alegre – RS (2010); a individual Homem-Máquina, na UFCSPA – RS (2011); a individual O Corpo Pós-Humano, no Paço Municipal – RS (2012). Foi indicado ao V Prêmio Açorianos, na categoria Destaque em gravura, e recebeu Menção Honrosa no XX Encontro de Artes Plásticas de Atibaia – SP (2011). Tem experiência em linguagens híbridas e mestiças em Desenho e Gravura. Os trabalhos desta exposição fazem parte de sua pesquisa vinculada ao programa de mestrado.

em cartaz
inauguração: 26 de abril, 19h
visitação: 27 de abril a 10 de junho, de terça a sexta, das 10h às 19h;
sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h.

performance
Hypnorder’s Have a Nice Doomsday!

O artista Giancarlo Lorenci realiza a performance audiovisual Hypnorder’s Have a Nice Doomsday! no próximo dia 3 de junho, às 17h. O trabalho que integra a mostra Sobre Amanhã, em cartaz na Galeria Ecarta. Lorenci fará mixagens sonoras ao vivo, criando uma “trilha” para fragmentos de filmes clássicos da ficção científica, selecionados por ele.

Entrada franca

local
Galeria de Arte da Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943 – Porto Alegre)