Pulsares

O projeto Pulsares, que conta com a presença de Vivian Herzog e Francisco Zanetti, surgiu da idéia de associar diferentes concepções de arte contemporânea, desenvolvidas pelas áreas de artes visuais e design gráfico, partindo de um ponto em comum: a análise dos padrões dos pavimentos do centro histórico da cidade de Pelotas, RS. Vivian Herzog apresenta delicadas anotações feitas cotidianamente, durante alguns meses. Mas também reafirma que a força da sua gestualidade pode ocupar paredes inteiras. No trabalho de Francisco Zanetti, as geometrias presentes nas lajotas hidráulicas foram reinterpretadas à luz das novas tecnologias digitais de captação e produção de imagens. Em suma, o projeto Pulsares sugere, aos visitantes, novos olhares sobre detalhes da paisagem urbana, que, de tão conhecida e habitual, costuma se tornar invisível para quem anda apressado, tentando acompanhar o ritmo frenético da vida atual.

curadora

Doutora em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), é vice-diretora do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Pelotas, onde também atua como professora de História da Arte e de Arte Contemporânea (DAC/IAD/UFPel). Foi autora de vários textos históricos e críticos sobre arte. Compõe o conselho deliberativo e a equipe curatorial da Fundação Vera Chaves Barcellos (Viamão, RS), dedicada à arte contemporânea.

artistas

Vive e trabalha entre as cidades de Pelotas e Canguçu, RS. Leciona no Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Pelotas, UFPEL. É bacharel em Artes Visuais/Pintura, e especialista em Identidade, Memória e Cultura Material, pela mesma Instituição.

Vive e trabalha entre as cidades de Pelotas e Rio Grande, RS. É estudante de Design Gráfico no Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Pelotas, UFPEL. Desenvolve trabalho de conclusão de curso na área de Web Design

em cartaz
Até 02 de setembro de terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h as 18h.
Entrada franca

local
As exposições da Galeria Ecarta são estendidas ao Azul Cobalto Café (Lima e Silva, 744 – Porto Alegre), numa parceria que visa ampliar a divulgação da produção artística para além do espaço institucional.