OBJETO:SOM abre a temporada 2011

A mostra reúne trabalhos de seis artistas que têm a exploração das sonoridades como ponto comum em suas investigações artísticas: Chico Machado, Guilherme Dable, Panetone (a.k.a. Cristiano Rosa), Giancarlo Lorenci, Fernando Bakos e o grupo de rock Damm Laser Vampires.

A curadoria é de Leo Felipe, gerente artístico da Fundação Ecarta.

Compõem OBJETO: SOM vídeos, objetos, instalação e desenhos. Alguns dos trabalhos demandam a participação do público. Também integrará a mostra uma série de performances, que acontecerão ao longo do período da exposição. A primeira delas será na abertura, com o artista experimental Panetone. No encerramento, dia 17 de abril, às 17h, a apresentação ficará por conta do trio punk Damn Laser Vampires.

curador

Jornalista com atuação na vida cultural de Porto Alegre há quase duas décadas. Nos anos 1990 foi proprietário do bar Garagem Hermética, reduto da cena roqueira alternativa. Durante boa parte dos anos 2000, comandou, na TVE/RS, o programa Radar, tradicional espaço da cultura jovem e independente. Neste período também lançou dois livros de ficção (Auto, de 2004, e O vampiro, de 2006); criou a festa Pulp Friction, uma das mais animadas da cidade; editou a revista Cidade B; curou o projeto de música República do Rock e apresentou e produziu programas de TV e rádio (atualmente faz o Pulp, na Oi FM). Em sua nova aventura profissional, a de gerente artístico da Galeria de Arte da Fundação Ecarta, Leo se lança com entusiasmo infantil e a madura experiência de 20 anos de trabalho. OBJETO: SOM é sua primeira curadoria em Artes Visuais.

artistas

Iniciou na arte experimental em 1989. A partir de 2005, começou sua pesquisa em Circuit Bending, Hacking Hardware e novas formas de produção de áudio e vídeo em dispositivos construídos. Criou em 2007 o grupo Circuit Bending Brasil, para incentivar o intercâmbio de informações e projetos afins. Foi selecionado para o 8º Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia, em 2009. Realizou performances nos festivais: Mobile Fest, Artemov, FILE e na Convenção Internacional de Puredata. Em 2010, participou do Festival Fobia e foi selecionado como artista residente no Projeto-Laboratorio Chimbalab, em Santiago, Chile. No mesmo ano, iniciou, com artistas chilenos e argentinos, o projeto chamado Sudamerica Experimental. Foi selecionado para o Piskel Festival 2010, em Bergen, Noruega, e para o Pixalache, em Helsinki, Finlândia, onde realizou oficinas e concertos. Em 2011, participou do Festival Bogotrax, em Bogotá, e no Museu Antioquia em Medelín, Colômbia. Desde 2007 suas oficinas atingiram mais de 1200 participantes, em 15 estados brasileiros e nove países.

É formado em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), São Paulo, em 1995. Desde então, tem desenvolvido trabalhos de arte e participado de diversas exposições no Brasil e no exterior, explorando o campo de criação que combina imagens e sons para realizar instalações sonoras, vídeo-instalações e experimentos diversos em mídias digitais. Além disso, atua também como DJ e realiza trilhas sonoras para desfiles de moda. Em 2010, expôs no Atelier Subterrânea, em Porto Alegre; participou da instalação sonora coletiva 66×96, no Paço das Artes, São Paulo; e do projeto SoundGate em Aalborg, na Dinamarca. Giancarlo mantém o site www.hypnorder.tv, onde podem ser acessados diversos vídeos e arquivos sonoros.

Grupo de Rock
Damm Laser Vampires

O grupo, formado por Ron Selistre (guitarra e voz), Francis K (guitarra) e Michel Munhoz (bateria), surgiu em junho de 2005, em Porto Alegre, com o EP “The Devil Is a Preacher”. O álbum “Gotham Beggars Syndicate”, de 2006, foi relançado nos Estados Unidos e no Canadá, em 2008, pelo selo norte-americano Devil’s Ruin Records, e distribuído também na Argentina pela Rastrillo Records. Foi apontado por diversos veículos de imprensa como um dos melhores lançamentos daquele ano. O DLV participou de importantes festivais pelo Brasil, além de ter tocado em diversas capitais por todo o país (Brasília, Goiânia, São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Belém do Pará). A banda tem quatro músicas na trilha do filme “Ainda Orangotangos” (Melhor Filme no Festival de Cinema de Milão, em 2008), de Gustavo Spolidoro. Atuando também como artistas gráficos, os Vampires realizaram exposições de arte sob o nome da banda, em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. Ainda neste mês de março, deve chegar o segundo disco, “Three-Gun Mojo”.

em cartaz
De 19 de março de 2011 até 24 de abril, de terça a sexta, das 10h às 19h;
sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h

local
Galeria de Arte da Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943 – Porto Alegre).