Lição de Coisas

Reúne uma série de trabalhos da artista mineira Nydia Negromonte sob o título do antigo manual pedagógico catalão Lliçons de Coses, publicado em 1933, que ilustra atividades e costumes da vida social e familiar. Na mostra, as ilustrações extraídas do manual são justapostas a fotografias de família selecionadas pela artista, retratando diferentes situações de sua vida e de seus antepassados. Nelas podem ser identificados elementos similares presentes em um lado e outro da instalação. Um cesto de frutas, um cachorro, o noivo bebendo da taça de champanhe, o pico árido de um rochedo.

A desconcertante coincidência entre as imagens, imbuídas de sentido de exemplaridade científica, social e moral, e o tom prosaico ou privado das fotografias familiares, conferem a Lição de Coisas um humor delicado e intimista, provocando questionamentos: como é possível que situações tão distantes possam ser coincidentes no tema, na disposição, no caráter e nos gesto dos personagens? De que lado estão os aspectos ideológicos e os afetivos? Qual é o lado da moral e qual o da gratuidade? Para que servem, afinal, as coincidências na existência humana?

Sem pretensão conclusiva, com sua Lição de Coisas, Nydia se limita a abrir uma fresta para uma dimensão que os visitantes percorrem sozinhos na sala de exposição. É possível que se identifiquem com personagens estampados em cada lado. Fictícios ou reais, concentrados ou dispersivos, solenes ou descontraídos, eles reportam ao passado. Entre objetos e pessoas, vida que transborda e inverte convenções e discursos.

A mostra Lição de Coisas na Ecarta integra o Programa Artista Visitante (confira programação abaixo), do Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, que está sendo inaugurado com estes trabalhos.

artista

Nasceu em Lima, Peru, em 1965, e é radicada em Belo Horizonte, onde fez sua formação, vive e trabalha. Desde a década de 1990, vem se firmando como uma das principais artistas brasileiras de sua geração. Passou pela orientação de Amilcar de Castro e emergiu rigorosa e livre. Rigorosa em sua obstinação por buscar o ponto de excelência de seu trabalho, e livre em seus procedimentos e desejos artísticos, que vão desde o gosto pela convivência direta com as pessoas, em ações públicas, até a depuração da produção gráfica e das instalações que realiza em salas de exposição.

em cartaz
inauguração: 04 de maio
visitação: até 12 de junho, de terça a sexta, das 10h às 19h;
sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h

local
Galeria de Arte da Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943 – Porto Alegre).