Gesto e Regra

As obras dos artistas Jorge Soledar, Vitor Butkus e Mayra Martins Redin se apresentam, por meios diversos, como a fotografia, a instalação e o vídeo, buscando enfrentar a dualidade entre gesto e regra – modos peculiares de atravessar a questão, tornando-a palpável em cada um dos seus procedimentos de criação.

*Selecionada pelo Edital Galeria Ecarta.

curadora
Nene Operandi

artistas

Vive e trabalha entre Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Artista-pesquisador. Mestrando na linha de Poéticas Interdisciplinares (PPGAV-EBA/UFRJ, 2012).

Bacharel em Artes Visuais, com a ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte (IA/UFRGS, 2008).

Premiado pelo canal franco-alemão Arte Creative e selecionado pelo Salão da Paraíba (2011).

Destaque da Bolsa Iberê Camargo e selecionado pelo Rumos/Itaú Cultural (2009-10).

Convidado pelo programa Diálogos da VII Bienal do Mercosul. Colabora em processos coletivos com o Grupo Mergulho e a Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul. Tem escritos publicados na Revista Tatuí, nas publicações acadêmicas, Soft Borders e ANPAP/RJ, e como colaborador na Revista Investigações Nº 11.

Vive e trabalha em Porto Alegre.

Divide-se entre a produção poética e teórica, no campo artístico.

Como artista, trabalha com processos videográficos e disparos performativos.

Como pesquisador teórico, busca a criação de aproximações renovadas com as produções artísticas analisadas, situando-se no intervalo entre a escrita reflexiva e a inscrição poética da palavra. Fez estudos de graduação no Instituto de Artes da UFRGS, com intercâmbio acadêmico nas Faculdades de Belas Artes e de Filosofia da Universidade do Porto (Portugal). Integra o grupo de pesquisa transdisciplinar Corpo, Arte, Clínica.

Mestrando em Artes Visuais, no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais – IA – UFRGS.

Participou de residência artística em Terra Una (MG), durante o VER: Encontro de Arte Viva. Já participou de diversas exposições, entre elas Os gigantes (Galeria de Arte do DMAE, Porto Alegre), XIII Salão dos Novos (Galeria Victor Kursancew, Joinville), Trampolim (Galeria de Arte e Pesquisa da UFES, Vitória). Atualmente estuda a obra em vídeo do artista Rafael França.

Vive e trabalha em Porto Alegre.

Mestre em Educação na linha Filosofias da diferença e educação (UFRGS/2009) com dissertação intitulada: “Impressão-diluição: um aprendizado na chuva”.

Formada em Psicologia (Unisinos/2006).

Cursa Artes Visuais com formação prevista para 2011 (UFRGS/2011).

Participou de três residências artísticas: Camac, na cidade de Marnay-sur-Seine, na França, em 2009; Prêmio Interações Florestais Terra Una, em Liberdade, Minas Gerais, em 2010 e Deslocamentos: vivência, arte e ambiente, em Olinda, Pernambuco, também em 2010.

Em 2011 participa novamente do Interações Florestais Terra Una como artista convidada. Participa de algumas exposições coletivas e individuais desde 2004.

Publicou diversos textos relacionados à cultura, arte e educação. Como destaque organizou o livro “Poéticas do fragmento: ensaios, pesquisas e reflexões sobre arte e educação” e publicou texto sobre as experiências de residências artísticas na Revista Tatuí número 11. Também realizou trabalhos na área social tendo como dispositivo a fotografia.

em cartaz
quando: De 05 de agosto a 25 de setembro.

visitação: de terça a sexta, das 10h às 19h;
sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h.

local
Galeria de Arte da Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943 – Porto Alegre).