Formas Belas e Formas Úteis

A segunda mostra do ciclo Arte e Design apresenta duas artistas que têm em comum o fato de serem oriundas de cursos de artes plásticas e, além de atuarem como artistas, atuarem também como designers. Roseli Jahn é uma desenhista econômica em meios e formas, que busca suas referências na natureza, prioritariamente nas plantas e nas flores. Ana Flores é uma pintora e ceramista que tem sua fonte no mundo da cultura, na azulejaria e nos pisos hidráulicos de nossas cidades históricas.

Esta exposição é o resultado de visitas feitas aos ateliês dessas duas artistas e também uma tentativa de trazê-los, mesmo que parcialmente, para as galerias da Fundação Ecarta. Visitar o ateliê de um artista é sempre uma surpresa: pelas obras inéditas, pela visibilidade do processo de criação que podemos inferir parcialmente pelas instalações, pela arrumação, enfim, pelo local como um todo. Um ateliê é uma espécie de cozinha ou de laboratório, espaço no qual os ingredientes são misturados e onde as poções são compostas.

É nesses lugares mágicos que as artistas investem na criação de formas próprias – desenhos, peças cerâmicas e pinturas – que, em maior ou menor graus, elas se utilizam reaplicando-as em superfícies ou transformando-as em objetos utilitários – vasos, pratos, jarras, etc. Não tratamos aqui somente do design entendido como uma atividade diretamente ligada à indústria, mas o design como ato de criar objetos destinados ao uso. Assim, não há, em qualquer momento da obra dessas duas criadoras contemporâneas, quaisquer conflitos entre a idéia de criar formas belas, mas também úteis.

curador
Paulo Gomes

artistas

Formação

1975 – Bacharelado em Artes Plásticas, Instituto de Artes, da URFGS.
1996 – Diploma de Estudos Aprofundados – D.E.A., Historia, Teoria e Prática das Artes na Universidade de Ciências Humanas de Estrasburgo, França.
1997-2004 – Professora no Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS.

Currículo Resumido

Como Artista Plástica seu trabalho manifesta-se em várias técnicas, mas a do desenho vem sendo sua expressão principal – e com ele e com a xilogravura obteve prêmios no fim dos anos 70.

Trabalhou com restauração e conservação de obras de arte assessorando o Professor Ado Malagoli. Nessa atividade, com o respaldo da UFRGS, destacou-se a revisão do acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul e nele em especial a restauração da obra “Menino do Papagaio”, pintura do artista José Cândido Portinari.

Recebeu, nessa época, bolsa de estudos de pós-graduação em Restauração e Conservação de Obras de Arte na Universidade de Harward – Estados Unidos, concedida pela LASPAU.

No Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS foi Professora, Orientadora e Coordenadora de projetos, Coordenadora da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, entre outras atividades.

Desenvolveu pesquisa que resultou na tese prático-teórica intitulada “Do Espaço e da Intenção no Desenho” e obteve o Diploma de Estudos Aprofundados D.E.A. – História, Teoria e Prática das Artes na Universidade de Ciências Humanas de Estrasburgo, França em 1996.

Como designer, destacam-se a experiência com acessórios – bijuterias e jóias, peças de vidro e de cristal e, com cristal de murano desenvolveu uma coleção assinada para a Árcade, Itália.

Estudou desenho no Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (1997/2000) e escultura no Atelier de Xico Stockinger e Eloísa Tregnago (1999/2000). Bacharelou-se em Artes Plásticas no Instituto de Artes da UFRGS, onde foi professora do Departamento de Artes Visuais nas disciplinas de Cerâmica (2005/2006).

Principais Exposições Coletivas

2006 – III Salão de Mini Cerâmica, Galeria Marisa Soibelmann, Porto Alegre.
2006 – MAC Consolidação – Museu de Arte Contemporânea do RS – Porto Alegre.
2006 – Salão Nacional de Cerâmica, Museu Alfredo Andersen, Curitiba, Paraná.
2005 – “O Pote-Cerâmica Indígena na América Latina ”, Museu Joaquim José Felizardo, Porto Alegre – 1° prêmio.
2005 – “Pequenos Diálogos”, Museu da UFRGS, Porto Alegre.
2004 – XV Salão de Cerâmica do RS, MARGS, Porto Alegre – 1° prêmio.
2004 – 8a. Bienal Latino-americana de Cerâmica, Museo de Artes Visuales, Concordia, Argentina.
2004 – II Salão de Mini Cerâmica, MARGS, Porto Alegre.
2004 – MAC no Cais do Porto – Museu de Arte Contemporânea do RS – Porto Alegre.
2003 – II Salão de Artes Plásticas, Fundação Municipal de Arte e Cultura / Gravataí, RS – 1° prêmio.
2003 – “Percursos na Cerâmica ”, Galeria Xico Stockinger / CCMQ, Porto Alegre.
2002 – XV Salão de Artes Plásticas, Câmara Municipal de Porto Alegre.
2000 – XIV Salão de Cerâmica do RS, MARGS, Porto Alegre – 2° prêmio.
2000 – I Salão de Mini Cerâmica, Galeria Marisa Soibelmann, Porto Alegre.
1999 – III Salão de Arte Postal – Casa 26, Porto Alegre e Ball State University, Muncie, Indiana, EUA. – 1° prêmio.
1998 – II Salão de Arte Postal – Casa 26, Porto Alegre e Ball State University, Muncie, Indiana, EUA.
1997 – “Produção 1997”, Centro Cultural Recoleta , Buenos Aires, Argentina.

Obras em Acervos de Instituições Culturais

2007 – Instituto de Cultura Japonesa da PUC-RS / Porto Alegre , Brasil.
2006 – Museu Alfredo Andersen / Curitiba, Brasil.
2003 – Fundarc – Prefeitura de Gravataí, Brasil.
2003 – Pinacoteca Barão de Santo Ângelo / Instituto de Artes da UFRGS / Porto Alegre, Brasil.

em cartaz
Até 29 de julho de terça a sexta,das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h.
Entrada franca

local
Fundação Ecarta – Av. João Pessoa, 943 – Porto Alegre