Eternos-efêmeros

Para realizar as pinturas exibidas nesta exposição, Ricardo André Frantz partiu da apropriação de fotografias alheias encontradas em um banco de imagens de uso livre. Ajustando digitalmente alguns parâmetros da imagem, esta imagem é então transposta para a tela através de um dispositivo ótico projetivo. Uma vez afixado o contorno de uma imagem realista projetada sobre a tela, o artista tratou de interpretá-la através da pintura, de encontrar um tratamento pictórico adequado para cada área das figuras e dos cenários presentes em cada quadro.
Da distribuição generosa das massas coloridas e do requinte dos detalhes pictóricos surgem imagens impactantes, que saltam aos olhos portando temáticas afáveis, agradáveis mesmo, reiterações de lugares-comuns, de uma “banalidade carregada de afetos”, conforme dito pelo artista. Efêmeros momentos de deleite eternizados pela monumentalidade do tamanho das suas pinturas.
Efêmeros também são os gestos, eternos também podem ser as marcas deixadas por eles, preservadas sobre a superfície do tecido. Desafiado pela escala de grande formato de suas telas, Ricardo buscou um modo de pintar que atendesse tanto ao interesse das imagens como ao interesse da pintura propriamente dita, estabelecendo um jogo entre o olhar aproximado que vê as manchas e o olhar afastado que vê as imagens. Procurando, segundo suas próprias palavras, “até aonde pode ir a liberdade do gesto” mantendo o interesse da obra “por sua plasticidade pura, sem que se perca no processo a eficiência da ilusão representativa.”

Chico Machado
Curador

curador
Chico Machado

artista

Em 1990 formou-se em Pintura pela UFRGS sob a orientação de Renato Heuser, e já realizou diversas exposições individuais e coletivas com pinturas, instalações e fotografias, no Rio Grande do Sul e São Paulo, tendo obras em coleções privadas e públicas. Entre 1992 e 2011 foi servidor público concursado da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul, trabalhando no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, desempenhando as funções de coordenador dos Núcleos de Exposições e de Acervo, além de realizar as curadorias para boa parte das exposições do acervo.

em cartaz
abertura
11 de agosto, 17h

visitação
até 23 de setembro de 2012, de terça a sexta, das 10h às 19h;
sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h.

performance
15 de setembro, 17h.
Realidade canelada, difusão eletroacústica de Luciano Zanatta.

local
Galeria de Arte da Fundação Ecarta
(Av. João Pessoa, 943 – Porto Alegre).