Contemporâneos em Santa Maria

Esta mostra traz a produção recente de quatro jovens artistas, oriundos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFSM, dedicados à pesquisa em arte. Os trabalhos apresentados transitam entre a gravura, assemblage, artemídia, colagem, fotografia, instalação.Todos os artistas dedicam-se ao desenvolvimento de discursos visuais contemporâneos, tanto na linguagem quanto nos temas propostos. Trata-se de uma amostragem do vigor e da qualidade da produção artística no centro do estado.

curadoria

Professora da Universidade Federal de Santa Maria (DAV/CAL/UFSM), desde 1993. Doutora em Artes Visuais – História, Teoria e Crítica, UFRGS/2004. Doutorado Sanduíche na Paris VIII, França/2001. Pesquisadora na área de História e Teoria da Arte e Tecnologia. Membro da ANPAP e CBHA. Avaliadora do INEP para área de Artes. Atualmente é Coordenadora do PPGART, Mestrado em Artes Visuais/UFSM.

Artista plástico, critico de arte e curador independente. Bacharel em Artes Plásticas – Habilitação Desenho, Mestre em Artes Visuais – Poéticas Visuais (UFRGS, 1996) e Doutor em Artes Visuais – Poéticas Visuais (UFRGS, 2003). Professor no Centro de Artes e Letras, da UFSM, junto ao Departamento de Artes Visuais e ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.

artistas

Graduado em Publicidade na PUCRS (2001), Bacharel em Pintura no Instituto de Artes da UFRGS (2002), se especializou no curso de pós-graduação em Expressão Gráfica na PUCRS (2006) e, realizou Mestrado em Artes Visuais – Arte Contemporânea no CAL/ UFSM (2009). Iniciou os estudos em Pintura e Desenho com Fernando Baril em 1992 e, participou de cursos com Paulo Pasta, Plínio Bernhardt, João Luis Roth, Rubem Grillo. Participou de várias exposições coletivas, destacando-se a 18ª edição do Salão Jovem Artista da RBS/ MARGS (finalista/ região metropolitana). Ministrou oficinas de pintura e criatividade. Vive em Porto Alegre e trabalha com Design Gráfico e Ilustração. Sua produção centra-se em processos de hibridação entre Fotografia e Pintura através da Fotomontagem digital.

Mestre em Artes Visuais pelo Mestrado em Artes Visuais do PPGART, UFSM, com linha de pesquisa em Arte e Cultura.Orientadora Profª. Drª Luciana Hartmann (2009). Bacharel e Licenciada em Desenho e Plástica (2004 e 2006, respectivamente) – Universidade Federal de Santa Maria. Membro desde 2006 do Grupo de Estudos e Pesquisa em Arte Educação e Cultura. Pesquisadora do CNPq desde 2005 e bolsista CAPES (2007 – 2009). Principais Exposições: Exposição Narrativas Contemporâneas – 3º Simpósio de Arte Contemporânea Processos Híbridos – Museu de Arte de Santa Maria, 2008; Exposição Récit, Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria, 2007; 19º Salão Jovem Artista, mostra final, Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, 2006; 7ª Mostra João Turin de Arte Tridimensional, Curitiba, PR, 2005.

Reside e Atua em Santa Maria – Rio Grande do Sul. Artista Visual. Bacharel em Desenho e Plástica; Mestrando em Artes Visuais no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGART) da Universidade Federal de Santa Maria; Premiado no 18º Salão jovem Artista; Figurinista de cinema, teatro e companhias de dança; Artesão e pesquisador de técnicas artesanais tradicionais do Rio Grande do Sul.

É mestre em Artes Visuais e Bacharel em Desenho e Plástica pela UFSM, onde atuou como professora substituta do Departamento de Artes Visuais. Entre suas principais exposições estão: Um céu feito de Abismo, Galeria Arlinda Corrêa Lima – Fundação Clóvis Salgado, BH/MG (2009); É uma vida maravilhosa, Studio Clio, Porto Alegre/RS (2007); 3ª Bienal Nacional de Gravura Olho Latino, Atibaia/SP (2007); Muestra colectiva de grabado, Montevideo/UY (2006). Recebeu Prêmio Aquisição XV Salão Unama de pequenos formatos, Belém/PA (2009); 1º lugar Salão de Artes de Santa Bárbara d’Oeste/SP (2008); Prêmio Incentivo à Criatividade 18º Salão de Artes da Câmara de Porto Alegre – RS (2008); e Prêmio Regional 19º Salão Jovem Artista, Porto Alegre/RS (2006).

em cartaz
Até 02 de agosto terça a sexta das 10h as 19h; sábado das 10h às 20h
domingo, das 10h às 18h.
Entrada franca

local
Fundação Ecarta – Av. João Pessoa, 943 – Porto Alegre