Anotações de uma obra depois das cinco

Reforma no ateliê. Isso significa barulho, bagunça, resíduos, enfim, uma dor de cabeça. Para muitas pessoas, talvez, mas não para o artista Eduardo Haesbaert. Durante uma obra no seu local de trabalho, ele encontrou, na arquitetura em processamento, material para a criação. A experiência deu origem a esta exposição.

A mostra é composta por uma série de fotografias dos vestígios da obra: formas, linhas e texturas, que, a partir da visão do artista, adquirem uma surpreendente dimensão pictórica. E, para dialogar com a arquitetura do próprio espaço expositivo, ele faz, também, um desenho nas paredes da Galeria.

artista

Entre as exposições individuais de Eduardo Haesbaert, destacam-se: Última Cena (Bolsa de Arte de Porto Alegre, 2011), Próximo Plano (Pinacoteca da Feevale, Novo Hamburgo, 2011) e Trabalhos Recentes (Bolsa de Arte de Porto Alegre, 2007). Suas obras fazem parte do acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Aldo Malagoli (MARGS) e do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC/RS).

Foi assistente de Iberê Camargo trabalhando como gravador e impressor de suas gravuras entre 1990 e 1994. Coordena o ateliê de gravura e o acervo da Fundação Iberê Camargo, desde 1994.

Participou de diversas mostras coletivas. As mais recentes são Do Ateliê ao Cubo Branco, no MARGS, em 2011; e O Triunfo do Contemporâneo, no Santander Cultural, Porto Alegre, em 2012.

Durante sua trajetória de artista recebeu os seguintes prêmios: VI Prêmio Açorianos de Artes Plásticas – Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre – Melhor Exposição Individual 2011 (Última Cena), menção honrosa no VI Salão de Pintura da Cidade de Porto Alegre (1995), Prêmio Especial do Júri pelo Conjunto da Obra no II Salão Victor Meirelles de Florianópolis (1994), Primeiro Prêmio no 16º Salão de Artes Plásticas da Associação Chico Lisboa (1993), Prêmio Secretaria da Cultura do Paraná no 49º Salão Paranaense (1992) e Prêmio Brasília de Artes Plásticas no 12º Salão Nacional de Artes Plásticas (1992).

em cartaz
abertura
22 de maio de 2014, às 19h

visitação
até 13 de julho, de terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h. Entrada franca.

local
Galeria Ecarta (Av. João Pessoa, 943 – Porto Alegre)