Sonora Visão, show do grupo Itororó

Espetáculo de música instrumental que interage com aspectos visuais da música e da arte. O show explora, através da projeção de desenhos da artista plástica Ana Cândida Lima, improvisos e diálogos com o trabalho da artista, o qual é inspirado em cada um das composições presentes no repertório. Busca também uma maior interação e fluidez com o público. No palco, Daniel Stringini (piano e teclado), Thiago “Carretero” Gonçalves (clarinete e voz), Igara Paquola (violoncelo e voz) e Rita Santayana (flauta transversa). O show apresenta música brasileira instrumental autoral, releituras de temas tradicionais do choro, da musica contemporânea, além de adaptações do cancioneiro nacional e latino americano. No repertório, Alma Brasileira (Heitor Villa-Lobos), Noite Azul, Chá de Boldo, 7 povos e Lembra? (Thiago Carretero), Roseiral, Afluente e Um dia ainda desceremos para o sul… (Daniel Stringini), Bebe e La na casa de madame eu vi (Hermeto Pascoal), Retirada da Laguna (Guerra-Peixe).

GRUPO – Tem como referência o repertório instrumental contemporâneo do Sec. XX produzido por compositores como Igor Stravinsky, Heitor Villa-Lobos, Guerra-Peixe, Moacir Santos e bebe diretamente na fonte de mestres como Radamés Gnattali, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti e Tom Jobim. O coletivo Itororó busca sempre aproximar o publico da música instrumental, quebrando barreiras estilísticas ao mesclar o repertório originalmente escrito para musica de câmara, com o do cancioneiro nascido dentro do universo popular. A ideia vem da intenção de dialogar com outros instrumentistas e outras manifestações artísticas como teatro, dança, literatura e artes visuais, visando sempre uma integração entre artistas de variadas vertentes, criando novas possibilidades dentro do universo sonoro. Desde março de 2011 o grupo vem se apresentando regularmente em diversos espaços culturais de Porto Alegre e do interior do estado.

artistas

Natural de Santa Maria. Graduou-se em Música pela Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desenvolveu, como compositor e pianista, trilha sonora para teatro, curta metragem e trabalhos coletivos com música experimental e jazz.

Natural de Porto Alegre. Iniciou seus estudos de música antes da adolescência ingressando no Conservatório da Ospa Pablo Komlós. Venceu duas vezes o concurso de Jovens Solistas, se apresentando a frente das Orquestras do Teatro São Pedro e da Fundarte. No ano de 2010 bacharelou-se em Flauta Transversa pela Universidade Federal de Santa Maria. Atua regularmente em formações orquestrais no RS tais como Banda Municipal de Porto Alegre, Orquestra de Sopros de Caxias, Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo e Orquestra da UCS entre outros.

Natural de Porto Alegre. Iniciou os estudos de música na Adolescência. Estudou Violão erudito e Popular, Piano e Clarinete. Desde 2011 frequenta o curso de música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde a metade da década de 90 até os dias atuais trabalha como instrumentista, arranjador e compositor em diferentes projetos de diversos artistas tais como Fernando Do Ó, Cadica Borguethi, Agustín Carbonell Serrano, Angelo Primom, Toneco da Costa, Pedrinho Figueiredo, Dani Rauen, Luizinho Santos e Claudio Levitan entre outros.

Natural de Poços de Caldas, Minas Gerais. Auto didata desde sempre, teve seu primeiro contato com a música ainda na infância tocando Clarinete em Bandas Marciais da sua cidade natal. Mais tarde, já morando em São Paulo, opta pelo Violoncelo desenvolvendo diversos trabalhos como instrumentista e luthier na capital Paulista. Morando no Rio Grande do Sul já trabalhou com diversos artistas da cena regional se apresentando em festivais no interior do estado e em outras regiões do país.

data e horário
21 de dezembro,18h

ingresso
Entrada franca

local
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)