Recital de Carlos Bica

Natural de Mendoza (Argentina), concluiu o Bacharelado em Violão em 2009 na Universidade Nacional de Cuyo (UNCuyo). Entre 2010 e 2015 participou em concursos e festivais internacionais na Argentina, Bolívia, Brasil, Itália, Alemanha e Rep. Checa. Foi premiado em muitos deles, destacando-se os do Fenavipi VII (Brasil), Bienal de Guitarra de Cochabamba (Bolívia), Andes y Sierras Guitar Festival (Argentina) e, recentemente, em Guitarra sin fronteras (Chile) entre outros. No presente ano tocou como solista no Concerto para Violão e Orquestra do compositor H. Villalobos com a Orquestra Filarmónica de Temuco (Chile). Atualmente, é bolsista pela Capes do Mestrado em Música (Práticas Interpretativas) na Ufrgs, com o professor Daniel Wolff. No programa da abertura, Sonata: Antonio José (1902-1936) – Allegro moderato, Minuet, Pavana triste e Final.

O violonista brasileiro Carlos Bica, radicado atualmente em Barcelona, Espanha, desenvolve uma intensa atividade como concertista no Brasil e exterior com especial destaque aos países latino americanos, e Europa. Em sua apresentação no Ecarta Musical, apresentará:

Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959)
Prelúdio 1 – Mi menor – homenaje al campesino brasileño
Prelúdio 2 – Mi mayor – homenaje al malandro carioca
Prelúdio 3 – Lá menor – Homenaje a Bach
Prelúdio 4 – Mi menor – Homenaje al Indio brasileño
Prelúdio 5 – Ré mayor – Homenaje a la vida social

Francisco Tárrega (1852 – 1909)
Endecha
Lágrima
Recuerdos de Alhambra

Cesar Guerra – Peixe (1885 – 1944)
Prelúdio 5
João Pernambuco (1883 – 1947)
Sons de Carrilhões
Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959)
Choros 1

Luys de Narvaez (1500)
Diferencias sobre Guardame las vacas
Isaac Albeniz (1860 – 1909)
Asturias

artista

Estudou com o violonista argentino Eduardo Castañera e com o compositor brasileiro Flávio Oliveira análise musical e interpretação. Participou de masterclasses com violonistas como os uruguaios Eduardo Fernandez, Alvaro Pierri e Abel Carlevaro; com o alemão Frank Bungarten, com o argentino Eduardo Isaac e com o italiano Flávio Sala, entre outros. Apresentou-se junto à importantes orquestras brasileiras em salas do norte ao sul do Brasil. Grande pesquisador da história e do repertório do seu instrumento, realizou inúmeros recitais multimídias, seja como solista ou camerista, aproximando artes como a dança, pintura e poesia à música, em seus sempre inquietantes e inovadores programas. Como educador, desenvolve trabalhos de música de câmara com seus alunos através do quarteto de violões Orphenica Lira, além de ministrar masterclasses em universidades e conservatórios brasileiros. Gravou seu primeiro disco, Contemporâneo Latino aos 20 anos, com peças de compositores latino-americanos. Em 2004, gravou DVD no Teatro São Pedro com peças dos compositores Luiz de Narvaez, Isaac Albeniz e Heitor Villa-Lobos. No mesmo ano, gravou DVD com o compositor Rached Karketi, de Hamburgo/Alemanha, Na Espanha tem desenvolvido séries de Recitais pela região interpretando e gravando compositores da Cataluña, para seu próximo DVD pelo selo espanhol Regent Music.

data e horário
22 de agosto,18h

ingresso
Entrada franca

local
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)